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segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Artigo:Seguro de transporte

Seguro de transporte oferece a modalidade Project Cargo com cobertura para Delay Start Up
Por Aparecido Mendes Rocha*

Para a construção de empreendimentos como indústrias, fábricas, usinas, plataformas off-shore, hidroelétricas, shoppings, hotéis, hospitais, metrô, estádios de futebol, entre outros, são necessários meses ou anos de estudos, pesquisas, planejamento, negociações, captação de recursos financeiros e elaboração de contratos com diversas empresas e profissionais envolvidos para a realização do projeto. Concluída esta etapa, será definido um cronograma para a execução do projeto de construção, montagem e instalação, e a partir daí, tudo estará voltado para a finalização da obra e o start up - o início das atividades do empreendimento.
Qualquer ocorrência de acidente que possa atrasar o star up do empreendimento, representará perdas que podem comprometer o projeto, como os lucros cessantes pelo atraso na obtenção da receita esperada com o projeto e as consequências financeiras com as despesas fixas existentes, agravadas com os custos financeiros por empréstimos contraídos.

Muitos dos equipamentos utilizados na obra e equipamentos que serão instalados para a produção da empresa após o inicio de suas atividades, são adquiridos no exterior e as vezes construídos especificamente para determinada finalidade, o que demanda longo tempo para a sua fabricação. Esses equipamentos têm valores expressivos e são expostos a riscos de perdas e danos materiais durante toda a viagem, desde a saída do recinto do fornecedor, em qualquer parte do território brasileiro em se tratando de transporte nacional e de outros países no caso de transporte internacional, até a entrega no local do projeto.


O Project Cargo é o seguro do transporte de partes e peças (máquinas e equipamentos, etc) para um determinado projeto que tem prazo estabelecido para iniciar suas operações. A apólice de Project Cargo também oferece cobertura para garantir financeiramente o valor dos objetos segurados, os quais estão expostos a elevado potencial de risco durante os transportes que serão realizados. Assim, elimina-se a necessidade do seguro de transporte convencional, pois é especifica para o período daquele projeto.


Atenta a esta realidade, seguradoras brasileiras especializadas e resseguradores internacionais apresentam as coberturas de seguros denominadas Delay Start Up (DSU) e Advance Loss of Profits (ALOP). São seguros relativamente novos no mercado e destinados a cobrir prejuízos decorrentes de sinistros com os objetos segurados, resultando atraso na data do star up previsto para o início das atividades do empreendimento.


A cobertura de DSU é adicional ao seguro de Project Cargo e tem por objetivo cobrir perdas financeiras por conta do atraso no start up do projeto, devido a um sinistro que ocorreu numa parte ou peça durante o seu transporte ou armazenagem temporária. Esse seguro pode cobrir as perdas do lucro bruto, despesas fixas, despesas extraordinárias e lucros cessantes, durante o período indenitário estabelecido e garantir aos segurados e/ou beneficiários das apólices durante suas vigências, o pagamento dos prejuízos existentes, observando as coberturas contratadas.


A cobertura de ALOP é uma cobertura extensiva ao seguro de Riscos de Engenharia e cobre sinistros que possam ocorrer durante a execução da obra e que atrase o start up do empreendimento.


Essas modalidades de seguros chegam em um momento importantíssimo no cenário promissor da economia brasileira, e podem ser oferecidas de forma casada pela seguradora. A expectativa de grandes investimentos nos próximos anos estimula muitos projetos a serem estudados e viabilizados, principalmente pelos grandes investimentos procedentes do exterior, somado ao otimismo do país com o desenvolvimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a exploração do Pré-Sal, a realização da Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, além do crescimento natural que o Brasil tem o privilégio de viver.


Para a contratação das coberturas de Delay Start Up e Advance Loss of Profits, é necessário preliminarmente, o preenchimento de um questionário com todas as informações e dados do projeto, objetos segurados e detalhes dos transportes. Com isso, é elaborado um cronograma de inspeções de riscos, que vai acompanhar os embarques dos chamados "itens críticos" (aquelas partes e peças mais importantes e sensíveis do projeto), de forma que possa oferecer subsídios aos subscritores das seguradoras e resseguradoras para avaliação e determinação das coberturas adequadas ao projeto.


As coberturas de DSU e ALOP são condições indispensáveis para os investidores e financiadores de projetos, e a proteção securitária permite a que todos os participantes dos contratos assumam riscos e desafios, contribuindo assim para o crescimento do Brasil.

 
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Aparecido Mendes Rocha é corretor de seguros especializado em seguros internacionais

Fonte: NetMarinha



domingo, 30 de janeiro de 2011

Para refletir!!!! LIDERANÇA.

"Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo." (Frases de liderança de Joe Namath)


"É hora de amadurecer, não podemos mais viver num mundo novo com idéias velhas, se você tem a frente um time para liderar saiba que ser retrogrado jamais irá levá-lo a vitória e a conseguir o respeito de sua equipe." (Luís Alves - frases de liderança)


"Um dos testes de liderança é a habilidade de reconhecer um problema antes que ele se torne uma emergência." (Arnold Glasgow)


"O lider faz aquilo que é certo e não aquilo que é conveniente." (Bernardinho)


"Fácil é ditar regras. Difícil é segui-las." (Carlos Drummond de Andrade)




UMA EXCELENTE SEMANA....

Mercado aquecido. Vagas em Logística, no Ceará!

Fonte: MRHMOBILE


Enviado por: "Supermercado Super Lagoa" rhsuperlagoa@gmail.com lamaciel29


Boa Tarde,
O *Super Lagoa* está selecionando candidatos para tais vagas:
- Empilhador
Perfil:
* Experiência
* Curso

- Auxiliar Deposito
Perfil:
* Experiência em carregar e descarregar caminhão
Aos interessados enviar curriculos para: valeriarodrigues@superlagoa.com.bre
rutegomes@superlagoa.com.br até o dia 04/02/11.
Telefone: (85) 3477-2364
OBS: CONTRATAÇÃO IMEDIATA.
Atenciosamente:

Valéria Rodrigues
Assistente de RH
(85) 3477-2364


CAUCAIA/CE- LÍDER DE PÁTIO - EXPEDIÇÃO - INDÚSTRIA
Enviado por: "Ana Nascimento" gospelgirl_g3@yahoo.com.br

A Aço Cearense, indústria de grande porte localizada em Caucaia seleciona:
LÍDER DE PÁTIO
Total de vagas: 03

PERFIL:
- Ensino Médio completo;
- Experiência anterior com supervisão de equipes de expedição (desejável experiência em indústria);
- Habilidade no relacionamento interpessoal;
- Habilidade na comunicação escrita;
- Disponibilidade para trabalhar em Caucaia.

PRINCIPAIS ATIVIDADES:
- Supervisionar equipes de Aux. de expedição no carregamento, descarregamento e armazenamento de produtos.
A empresa oferece:
Salário compatível com o mercado + PS Unimed (integral) + Plano Odontológico + refeição na empresa + transporte da empresa + cartão alimentação Oboé Card + participação nos lucros

Interessados enviar currículo no corpo do e-mail para rhindustria@acocearense.com.br com o título LÍDER DE PÁTIO até 11/02/11.

ATENÇÃO: e-mails com anexos não serão avaliados.


FORT/CE - COORDENADOR DE ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS - LOGÍSTICA -
Enviado por: "Rh Desenvolvimento" selecionarh@yahoo.com.br selecionarh

A RM Infraestrutura está com a seguinte vaga em aberto:

COORDENADOR DE ADMINISTRAÇÃO DE CUSTOS - LOGÍSTICA
Empresa: RM INFRAESTRUTURA

Horário de Trabalho: Horário comercial - 08 horas/dia
Outras Vantagens: VT, VA, PS, PO.
Qtde de Vagas: 1
Resumo das Atividades a serem Executadas:
• Coordenar, supervisionar e orientar as atividades e atribuições relacionadas à utilização dos valores orçados no Pacote de Pessoal de toda a empresa;
 • Acompanhar e controlar os lançamentos efetuados pelos setores e filiais em todos os Centros de Custos, solicitando os ajustes necessários quando houver;
• Realizar análise do pacote, propondo ações corretivas antes do fechamento ser realizado;
• Capacitar a equipe e gestores em relação aos lançamentos efetuados se necessário;
• Elaborar planejamento para otimização dos Recursos da Diretoria;
• Acompanhar demandas do Pacote;
• Preparar os relatórios mensais de fechamento dos resultados;
• Participar do planejamento, execução e controle dos processos relativos à utilização dos recursos da Diretoria;
• Acompanhar demandas dos Pacotes;
• Preparar os relatórios mensais de fechamento dos resultados;
• Participar do planejamento, execução e controle dos processos relativos à utilização dos recursos da Diretoria;
• Participar do planejamento orçamentário da área.

Colocação da Vaga
- Emprego
Conhecimentos
- Certificação em programa Green Belt - IMPRESCINDÍVEL;
- Informática avançada, principalmente em excel e Microsiga;
- Matemática Financeira;
- Elaboração de Orçamentos, gestão de custos, pessoas e processos;
- Desejável conhecimento em Legislação Trabalhista

Escolaridade
- CURSO SUPERIOR - Estatística, Matemática, Economia ou Administração Financeira.
Situação: COMPLETO

Interessados deverão enviar currículo com pretensão salarial e título da vaga no campo "assunto" para selecao@rminfraestrutura.com.br.


MARACANAÚ/CE - Especialista em Planejamento Logístico - Norsa
Enviado por: "karine arrais" karinearrais@yahoo.com.br

Norsa Refrigerantes
Contrata:
Especialista em Planejamento Logístico

Atividades:
- Desenvolvimento de Projetos Logísticos;
- Estudo e implemetanção de modelos de entrega;
- Assessorar no desenvolvimento de parcerias estratégicas com fornecedores logísticos;
Requisitos:
- Superior Completo;
- Excel Avançado;
- Experiência em gestão de pessoas;
- Desejável Pós - graduação em Logística;
- Vasta experiência com modelos alternativos de entrega;
- Conhecimento dos processos de Distribuição Física;
- Conhecimento de ferramentas de roteirização; ( Roadnet)
- Disponibilidade para trabalhar em Maracanaú;
Interessados encaminhar currículos para: kmarrais@norsa.com.br até o dia 31/01/2011. Favor colocar no assunto do email: Especialista em Logística e também pretensão salarial.

Atenção - Só serão avaliados os currículos que estiverem dentro do perfil acima descrito.
Favor enviar currículos apenas para essa vaga/área. Para qualquer outra área que não tenha sido divulgada, os currículos serão descartados.

Grata,
Karine Arrais
Psicóloga.


FORT/CE - Gestor de Estoque
Enviado por: "Camila Bacelar" camilabacelar@yahoo.com.br camilabacelar

BRATT CONSULTORIA SELECIONA:
GESTOR DE ESTOQUE

Atribuições da Vaga:
Controle de chamados no sistema para atendimento do laboratório;
Controle do laboratório;
Controle do almoxarifado de peças e insumos de informática;
Busca de peças e/ou equipamentos em fornecedores;
Reposição de peça por kit técnico;
Contato direto com fornecedores locais, inclusive compra de balcão;
Suporte técnico para assuntos pertinentes a driver de hardware;
Gravação de mídia;

Requisitos Necessários:
Conhecimento em gestão de peças e estoque de informática;
Pacote Office e Internet;
Conhecimento em hardware.

Características do Profissional:
Raciocínio lógico;
Saber trabalhar em equipe;
Ser organizado;
Fluência verbal e escrita;
Ter cordialidade no trato com clientes interno e externo.

Interessados enviar currículo com o titulo da vaga para: brattrh@hotmail.com

Cordialmente,
Camila Bacelar.
Recursos Humanos


FORT/CE - ESTAGIÁRIO(A) PARA SETOR DE IMPORTAÇÃO
Enviado por: "Processos Seletivos" processosseletivos@yahoo.com.br processosseletivos

Boa tarde,
Peço a colaboração na divulgação da oportunidade de Estágio citada abaixo:
ESTAGIÁRIO(A)
PARA SETOR DE IMPORTAÇÃO

Segmento: Comércio (Representação de Equipamentos Cirúrgicos);
Conhecimentos: Cursando Ensino Superior em Comércio Exterior ou Relações Internacionais;
Habilidades: Imprescindível Inglês fluente, domínio em Informática (Pacote Office e Internet) e desejável experiência anterior na área;
Atividades: Realizar negociações com fornecedores internacionais, traduzir textos e ser Intérprete em Vídeo Conferências;
Bolsa: Negociável conforme as competências do Candidato(a);
Benefícios: Vale Transporte;
Horário de Trabalho: 08:00h às 14:00h (Segunda à Sexta)

OBS: Interessados(as) enviar currículo com assunto “Estágio de Importação” para processosseletivos@yahoo.com.br

Processos Seletivos agradece.


EUSÉBIO/CE - ALMOXARIFE
Enviado por: "Cristiane" cristianesilveira20@yahoo.com.br cristianesilveira20

EMPRESA NO RAMO DE CONSTRUÇÃO CIVIL SELECIONA:
ALMOXARIFE - 01 VAGA

RESUMO DAS ATIVIDADES: RECEPCIONAR, CONFERIR E ARMAZENAR PRODUTOS E
MATERIAIS EM ALMOXARIFADO. FAZER OS LANÇAMENTOS DA MOVIMENTAÇÃO DE
ENTRADAS E SAÍDAS E CONTROLAR ESTOQUE. DISTRIBUIR PRODUTOS E
MATERIAIS A SEREM EXPEDIDOS. ORGANIZAR O ALMOXARIFADO PARA FACILITAR A
MOVIMENTAÇÃO DOS ITENS ARMAZENADOS.
HORÁRIO: SEG Á QUIN 07:30 ÁS 17:30 COM INTERVALO DE 12:00 ÁS
13:00H E
SEXTA DE 7:00 ÁS 17:00 COM INTERVALO DE 12:00 ÁS 13:00.
SALÁRIO: Á COMBINAR
DISPONIBILIDADE PARA TRABALHAR NO EUSÉBIO.
INTERESSADOS FAVOR ENVIAR O CURRÍCULO PARA


FORT/CE - CONFERENTE
Enviado por: "TOP COMPANY RH" topcompanyrh@yahoo.com.br topcompanyrh

Caros, Boa tarde.
Gostaria de solicitar a divulgação da vaga :
TOP COMPANY RH seleciona para empresa cliente no ramo de Logística.
CONFERENTE

Requisitos:
Ensino Médio Completo.
Experiência em:
• É necessário ter experiência na área.
Atividades/Responsabilidades:
• Realizar a conferência de mercadorias na empresa;
• Organização do Estoque;
• Controle de entrada e saída do material;
• Dentre outras.
Benefícios:
Salário – R$ 580,00
Vale Transporte
Vale refeição
Plano de Saúde
Cesta Básica
Horas extras remuneradas
Horário de Trabalho:
Segunda à Sexta (08:00h às 18:00h)
Interessados enviar o currículo para email claudiaoliveira@topcompanyrh.com.br colocando no assunto do email o título da vaga "CONFERENTE"


CAUCAIA/CE - Analista de Estoque
Enviado por: "Priscilla Ibiapina" pri_lane@hotmail.com lininharaujo
Aço Cearense Industrial - Caucaia
Contrata: Analista de Estoque

Atividades Desenvolvidas:
- Analisar as variações dos volumes dos estoques;
- Analisar as unidades dos estoques;
- Analisar as divergências dos estoques;
- Analisar os ajustes dos estoques solicitados pelas filiais;
- Garantir a acuracidade dos valores monetários dos estoques e dos custos médios;
Horário: Comercial
Salário: enviar Pretensão Salarial
Benefícios: PS (Unimed)
Escolaridade:
Ensino Superior cursando ou incompleto (áreas administrativa, contábil ou afins)
Necessário experiência na área.

Interessados enviar currículo com PRETENSÃO SALARIAL para: priscilla.ibiapina@acocearense.com.br

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Noticia: A logística da Transnordestina

Um dos motivos que levaram o Governo do Ceará a decidir-se pela nova ampliação do Porto do Pecém foi, digamos assim, o namoro que a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), controladora da Transnordestina Logística, vinha mantendo com o Governo de Pernambuco para a instalação, no porto de Suape, de um terminal - com píer e berços de atracação de grandes navios - para sua exclusiva operação.
O governador Cid Gomes acelerou as conversas que vinha mantendo há algum tempo com o empresário Benjamin Steinbruch, presidente do Conselho de Administração da CSN, e, diante da pressão pernambucana, abreviou sua decisão.
 
A Ceará Portos, empresa que administra o porto do Pecém - que, provavelmente ainda neste semestre, ganhará o sonhado Terminal de Múltiplo Uso (Tmut), destinado exclusivamente à carga e à descarga de navio de contêineres - já trabalha no projeto da nova ampliação, que prevê a construção da segunda ponte de acesso, do prolongamento da parte Leste do molhe de proteção e de outro Terminal de Múltiplo Uso para a movimentação de granéis sólidos e de contêineres.
 
A Transnordestina Logística, que constrói, agora em ritmo quase de frevo, a Ferrovia Transnordestina, terá assim, em dois anos, o monopólio do transporte de toda a produção agrícola de boa parte da região nordestina, que se escoará pelos portos de Pecém e Mucuripe.
 
Fonte: Diário do Nordeste (Egídio Serpa)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Humor: A Longevidade dos Profissionais de Supply Chain


O SEGREDO

Um médico saiu a caminhar e viu uma velhinha sentada no banco de uma praça fumando um cigarrinho.
Aproximou-se e perguntou:
- "Nota-se que está bem, qual é seu segredo"?
Ela então respondeu:
- "Trabalho com supply Chain há muitos anos , durmo as vezes às 4 da manhã, sonho com itens críticos, containers e fiscais, as vezes acordo no meio da madrugada para atender ligações ou responder e-mails da ásia, me levanto às 6".
Nos fins de semana não pratico esportes, porque geralmente mudam o plano na fábrica e eu tenho que voltar,  não me divirto. Trabalho fazendo drafts, desembaraços, reservas,operações de logística, replanejamento, watterfall, kpi, bsc, e tudo sempre precisa melhorar...
Nunca sei quando vou poder viajar em feriados ou fins de semana... Se a fábrica funciona, eu também!
Tomo café correndo, almoço na fábrica e muitas vezes nem janto pq tenho que estudar a noite já que as coisas na nossa área estão sempre mudando... Mantenho a mente ocupada.
Nos fins de semana estou sempre bem cansada e aproveito pra dormir atéééé o telefone tocar.

O doutor então exclamou:
- "Mas isso é extraordinário". A senhora tem quantos anos?

- 37, respondeu-lhe a velhinha...

 

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Brindes para Fevereiro/2011 !!!! PARTICIPE

Com o intuito de divulgação e interação entre os participantes do Grupo Logisticamente Antenado e seguidores do Blog estamos lançando uma pequena campanha para associados, assinantes, seguidores e comentaristas.

Para participar basta ser um seguidor ou participante do Blog pelo GoogleFriends e ter um comentário anexado a este POST; um Artigo, Case ou notícia enviado e postado pelos administradores no Blog ou no GoogleGroups do Logisticamente.

Desta forma você já recebe, sem sorteio, um Adesivo do Grupo Logisticamente Antenado, e concorre ao sorteio de 01 Boné personalizado do Blog e de 01 exemplar do Livro "Blink, A decisão num piscar de olhos", de Malcolm Gladwell.
Os sorteios serão realizados dia 27 de Fevereiro, e os brindes e adesivos serão enviados em conjunto na primeira semana de Março de 2011, para ganho logístico na postagem.

Objetivamos ainda com esta iniciativa unir e catalogar os Logísticos, especialmente do Ceará, visando subsídios a realização de uma grande ferramenta de aprimoramento profissional em nossa região; a criação do GELCE - Grupo de Estudos em Logística do Ceará.

Fique Antenado e não perca essa, divulgando também entre seus contatos.


Forte abraço.
___________________________
Robert Marques
Administrador do Blog e Grupo Logisticamente Antenado
logman.ce@gmail.com

Solidariedade Logística!!!!

É terrivel a situação em que se encontra as áreas atingidas pela catastrofe do sudeste do Brasil nos últimos dias. Mas é maravilhoso e animador vermos a SOLIDARIEDADE aflorando nas pessoas que dão suporte na diminuição do caos instaurado.
O Brasil está ficando craque em estender a mão. Nós, povo brasileiro, mesmo sem recursos públicos temos aprendido a nos mobilizarmos em prol do bem comum. E isso é um excelente sinal da maturidade social que estamos vivendo.
Eu folgo em ver as logomarcas de transportadoras estampadas nas reportagens televisivas, seja na distribuição de alimentos ou no transporte de desabrigados, demostrando a real força da Logistica como ferramenta de apoio dinâmico a sobrevivência.

Preciso aproveitar este espaço e mencionar nomes como Transportadora Rodopress, Transita Transportes, Utilíssimo Transportes, Transportes Carvalhão, Sibelly Transportes, Jantex Transportes, Botafogo Transportes, Dalçoquio, Braspess e Transportadora Paulineris, bem como de entidades do setor de transporte de cargas que estão organizadas em campanha para ajudar as vítimas da região serrana do Rio de Janeiro como a ComJovem do Rio de Janeiro, FETRANSCARGA (Federação do Transporte de Cargas do Estado do Rio de Janeiro), SINDICARGA (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro), que estão arrecadando água, alimentos não perecíveis de fácil preparo, além de roupas, cobertores, colchonetes, itens de higiene pessoal (sabonete, pasta dental, fralda descartável, absorvente).

Por se tratar de uma ação emergencial as doações vindas de fora do Estado do Rio de Janeiro levariam de 5 a 7 dias para chegar ao destino, porém nós do nordeste podemos ajudar através de sua doação voluntária diretamente nas contas listadas no Baner do Blog, logo ao lado.

Não perca tempo, a necessidade urgencia nossas ações.


PS: Se você possuir material fotográfico ou textos sobre Solidariedade de Empresas de Logistica aos sobreviventes das enchentes do sudeste do Brasil por favor nos envie, estaremos divulgando com um enorme prazer.

Artigo: Tigerlog


Está na hora de RE-INVENTAR a área de TRANSPORTES na sua empresa
Artigo escrito por Marco Antonio Oliveira Neves, Diretor da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda

 
Se nada mudar significativamente nos próximos meses no cenário político-econômico local e mundial, vivenciaremos uma situação inédita para muitos Gerentes de Logística e Coordenadores da área de Distribuição em diversos setores da indústria, comércio, varejo e atacado. E também para Operadores Logísticos e Transportadoras.
 
Desde 1995 a relação entre Embarcadores e Transportadoras vem mudando de forma considerável, a favor do tomador de frete. Ao longo desse período os preços caíram de forma abrupta, e por outro lado, os custos aumentaram em progressão geométrica. Apenas para exemplificar, a variação do preço do diesel foi de cerca de 500% entre 1995 e 2010. Nesse mesmo período, os salários de motoristas e ajudantes variaram ao redor de 200%.
 
Isso, associado a outros fatores levou à quebra de muitas Transportadoras, muitas delas verdadeiros ícones do setor, como Rodoviário Michelon,Dom Vital, Tresmaiense, ITD, Etsul, Di Gregório, Rápido Paulista, etc. Para que você tenha uma clara idéia desse processo de degradação do setor de transportes, das 10 maiores transportadoras do Brasil em 1975, 8 delas sequem nem existem mais e apenas uma delas ainda atua no transporte rodoviário de cargas, a Atlas Logística e Transportes.
 
Por outro lado, isso também colaborou para o desenvolvimento e fortalecimento do segmento de prestação de serviços de transportes no Brasil, já que as empresas foram "obrigadas", por questão de sobrevivência, a se re-inventarem, reduzindo custos operacionais, aumentando a produtividade dos veículos e dos terminais de carga, buscando novos serviços e receitas complementares, melhorando controles internos, incorporando novos conceitos de gestão e tecnologias, etc.
 
Com o aumento da demanda por serviços de transportes, em todos os modais, e devido ao fato de a oferta não acompanhar elasticamente esse acréscimo significativo na procura, os preços começaram a se recuperar a partir de 2009, e esse movimento deverá continuar em curva ascendente nos próximos anos, dado o otimismo generalizado (somos o quinto país mais otimista do mundo) e as dificuldades crescentes no atendimento da demanda.
 
Vários fatores contribuíram e ainda colaboram para isso. Faltam motoristas e a escassez estimada em 120 mil profissionais, limita a oferta de serviços. Esse é um problema de difícil resolução, e a falta de profissionais deverá elevar os salários dos motoristas, refletindo diretamente no custo total de transporte.
 
Está em análise no Congresso Nacional uma nova lei que limitará a jornada de trabalho dos motoristas de caminhão no Brasil, não permitindo mais que sejam trabalhadas 14, 15 ou 16 horas por dia. Além disso, a lei fixará intervalos mínimos de parada a cada 4 ou 5 horas de direção ininterrupta.
 
As restrições ao trânsito de veículos nas principais vias e nas áreas centrais das grandes cidades também colaboram diretamente para o aumento dos custos, que é repassado imediatamente aos Embarcadores através de uma nova taxa, conhecida por TRT – Taxa de Restrição de Trânsito, que pode chegar a 100% do valor do frete original.
 
Nessa nova realidade, esqueça a velha artimanha de cotar fretes com diversas empresas e praticar um verdadeiro leilão de preços. Agora é a vez dos Embarcadores se reinventarem.
 
Aproxime-se de seus parceiros. Realize, por exemplo, reuniões trimestrais, de mão dupla, do tipo toma-lá-dá-cá, onde cada parte poderá expor seus problemas, para em conjunto, desenvolver soluções ganha-ganha.
 
Desenvolva indicadores, para que tanto o Embarcador e seus parceiros, tenham o real entendimento dos fatores qualitativos e quantitativos pelos quais deverão ser avaliados.
 
Aprenda a premiar as melhores práticas. Deixe de lado aquela cultura de penalização. Desenvolva e implante mecanismos que permitam a bonificação das empresas que de alguma forma contribuam para a alavancagem de vendas da sua empresa. Muitas empresas desenvolveram sistemáticas de premiação para seus parceiros, em função da pontualidade de entrega, produtividade nas entregas, ocorrência de avarias, reclamações de clientes, etc. Aí se destacam Embarcadores como BIC, 3M, Boticário, Alpargatas, Natura, Hermes, Syngenta, dentre outras. Até os grandes Operadores Logísticos multinacionais, como a Ceva Logistics e a DHL, desenvolveram modelos de premiação para seus parceiros.
 
Estabeleça contratos formais de médio prazo (3 a 5 anos) com seus parceiros, especificando direitos e deveres de cada parte.
 
Resumindo, crie mecanismos para reter e desenvolver seus parceiros. Um novo tipo de relação deve dar lugar à antiga queda de braço entre as partes.
 
Daqui para frente, mais do que simplesmente realizar cotações de frete, a sua empresa precisará, de verdade, reinventar a forma como o transporte é gerenciado!
 
 
Marco Antonio Oliveira Neves, graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP e pós-graduado em Administração da Produção e Finanças no CEAG da FGV-SP. Diversos cursos de extensão em Logística no Brasil e no Exterior. Atuação em empresas como Goodyear, Cia Cervejaria Brahma (atual Ambev), Cervecera Nacional, Ryder Logística e Deloitte Consulting. Atualmente é Diretor Presidente da Tigerlog Consultoria e Treinamento em Logística Ltda, da NETLOG (voltada ao hunting e outplacement), da Resolve! e da Guepardo Serviços Técnicos. Palestrante em diversos eventos no Brasil e no Exterior (em mais de 10 países). Atua como consultor em logística (mais de 150 projetos realizados) e como palestrante. Nos últimos seis anos treinou mais de 10.500 profissionais de 3.500 diferentes empresas em diversos cursos abertos e in-company. É colunista da Revista Mundo Logística e da Revista Quatro Rodas, além de autor de mais de 350 artigos na área divulgados em websites, revistas e jornais.
 
Tigerlog, empresa de consultoria e treinamento em logística, atuando desde 2003 no mercado, contando com mais de 150 projetos realizados e mais de 12.000 profissionais treinados através de cursos abertos ao público em todo o Brasil e sessões in-company desenvolvidas conforme as necessidades de cada empresa. Nosso portfólio em consultoria envolve a otimização de armazéns, projetos de novos Centros de Distribuição, redesenho da malha logística, revisão da operação de transportes, gestão do processo de contratação de Transportadoras e Operadores Logísticos, elaboração de plano Diretor de Logística e apoio a Transportadoras e Operadores Logísticos. Visite o website: WWW.tigerlog.com.br .

 

 

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA - Turma XII - Inscrições abertas

CETREDE - GESTÃO ESTRATÉGICA DA LOGÍSTICA


APRESENTAÇÃO
O conhecimento e o controle da cadeia de logística integrada, desde o fabricante até ao consumidor final, é hoje provavelmente a preocupação mais premente de qualquer gestor ou executivo, responsável pela área de armazenagem e distribuição de produtos.  Conhecer e racionalizar a utilização dos elementos da cadeia de suprimento é, portanto, um pré-requisito fundamental para que se possa agregar mais valor aos bens e serviços ofertados aos clientes.
Em vista de tudo isso, o Curso pretende abordar o estudo dos elementos estratégicos da logística e a sua utilização pelas organizações contemporâneas, através do desenvolvimento das cadeias integradas de distribuição.

EMENTA
Conceito de Logística Empresarial. Atividades da logística. Estratégia de transporte. Sistema de estocagem, armazenagem e manuseio do produto. Embalagem. Logística e as funções do marketing. Entrada e processamento do pedido. Sistema de informações logísticas. Sistemas de classificação de materiais. Codificação de materiais. Código de barra. Sistema de compras. Gestão da cadeia de suprimentos - Supply Chain. A resposta eficiente ao consumidor  ECR (instrumentos básicos).

INSTRUTOR
Prof. Dr. Odilardo Viana
Professor de Logística Empresarial e Organização, Sistema & Métodos do Departamento de Administração da UFC

CARGA HORÁRIA
40 horas-aula.
 
INSCRIÇÕES
Até 14 de janeiro de 2011.
 
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
De 18 de janeiro a 17 de fevereiro de 2011.

DIAS/ HORÁRIOS
Às terças e quintas-feiras, das 18h30 às 22h.

CLIENTELA
Estudantes universitários de administração ou áreas afins, empreendedores, gerentes e demais profissionais que atuam na gestão de negócios.
 
INVESTIMENTO
Em 2 parcelas de R$ 190,00 (cento e noventa reais)

CONTATOS
AV. da Universidade, 2932 - Benfica - 60.020-181 - Fortaleza - Ceará - Brasil
Pabx: (85) 3214.8200 / Fax: (85) 3214.8233
e-mail : treinamento@cetrede.com.br

domingo, 16 de janeiro de 2011

Vagas na Logistica - Ceará

Seguem oportunidades em Logistica no Ceará:



VAGA FRI-RIBE


Estamos selecionando: ASSISTENTE DE ESTOQUE
Atribuições:
Controle de estoque de matéria-prima , embalagens e atividades afins;
Gerar relatório diário com posicionamento dos níveis dos estoques de
produtos acabados da fábrica;
Emitir diariamente relatório de Carteira de pedidos, afim de subsidiar a
programação de produção da área industrial;
Emitir diariamente relatório de apoio às compras com dados sobre a Entrada e
saída de produtos acabados ;
Subsidiar o Controle e demanda de compra de matéria-prima ;
Lançar a produção diária , baixa de matéria-prima, embalagens e Entrada de
produtos acabados no estoque ;
Conferência diária de estoques de produtos acabados.

Interessados enviar curriculo para rh@dispa.com.br

 
 
AUXILIAR ADMINITRATIVO


Trabalhar com logísitca de entrega de produtos
Agendar montagens
Fluxo de caixa
Contas a pagar e receber
Arquivo de documentos em geral de acordo com procedimentos da ISO
Realização de pagamento de funcionários
Realização de pagamento bancários pela internet e no próprio banco
Solucionar possíveis problemas bancários
Organização do pagamento vindo do contador
Protocolar documentos em geral
Secretariar a proprietária
Preenchimento de cheques.
 Informática : Word avançado, Excel avançado , Internet e Out look
Necessário :Habilitação
Local da Vaga : Aldeota
Horário de Trabalho:
Seg a Sex de 09HS ÀS 19HS e Sáb 09 hs a 13 hs
Escolaridade:
Superior incompleto/andamento
Forma de contratação X CTPS
Salário:
R$ 650,00 + premiação por meta alcançada + VT e VR
Receberemos currículo pelo e-mail: nayane@mtconsultores.com.br
assunto "AUX ADM LOGÍSTICA", prazo de envio até 17 de janeiro às 17hs.



GRENDENE - SUPERVISOR DE LOGISTICA /SOBRAL-CE

Descrição da vaga:

Responder pelas atividades de movimentação e conferência de materiais (recebimento, inspeção, identificação, armazenagem, reparação e entrega), a fim de garantir o abastecimento da produção. Interagir com as áreas afins, atender as oportunidades de produtividade e melhoria dos processos e equipamentos. Responder pela acuracidade dos estoques (físico e sistemas) e assegurar a confiabilidade das informações para as áreas afins.
Experiência em logística, no segmento do varejo.
Ensino Superior completo em áreas afins.
Competências e habilidades: trabalho em equipe, empreendedorismo, planejamento, capacidade analítica, visão sistemática, liderança e foco em resultado.
Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Cesta básica, Convênio com farmácia, Estacionamento, Restaurante na empresa, Seguro de vida em grupo
Salario a combinar
Regime de contratação: CLT (Efetivo)



CAFE SANTA CLARA - ANALISTA DE TRANSPORTES/FORTALEZA-CE

Descrição da vaga:

Fornecer suporte através do help desk, realizar a administração do sistema GoodManager, garantir o bloqueio semanal de cartões (domingos e feriados), realizar administração de contrato de terceirização, administrar sinistros da área, consolidar dados gerenciais de custos da frota, (custo por KM) e analisar possíveis dispersões. Efetuar auditorias de sistemas gerenciais e elaborar relatórios de anomalias.
Ensino Superior incompleto.
Benefícios: Assistência Médica / Medicina em grupo, Assistência Odontológica, Previdência privada, Restaurante na empresa, Seguro de vida em grupo
Salario entre 1.000,00 e 2.000,00
Regime de contratação: CLT (Efetivo)

Noticia: Novas áreas da Bacia do Ceará serão estudadas

Fonte: Diário do Nordeste(CE)/SÉRGIO DE SOUSA



A ANP concluiu em dezembro a licitação para escolha da empresa que fará os estudos no território cearense

Uma nova área de possível potencial petrolífero vai começar a ser pesquisada no Ceará. A Agência Nacional de Petróleo (ANP) concluiu em dezembro último o processo de licitação para escolha da empresa que fará os estudos na chamada Bacia do Ceará, recolhendo e analisando amostras oceânicas em áreas onde ainda não há exploração nem conhecimento técnico sobre a presença de petróleo e hidrocarbonetos.

De acordo com o órgão, o consórcio Fugro/Ipex foi declarado vencedor do certame, e terá até dezembro deste ano para entregar os resultados da pesquisa. O investimento nesse trabalho será de R$ 12,7 milhões.

"Em 2010, a ANP deu continuidade a sua atribuição legal de promover estudos para aumentar o nível de conhecimento sobre o subsolo brasileiro com o Plano Plurianual de Estudos Geológicos e Geofísicos que prevê investimentos em 23 estados brasileiros, entre eles o Ceará", informou a agência, através de nota de sua assessoria de imprensa.

A Bacia do Ceará já é explorada atualmente, mas somente na porção referente ao município de Paracuru, através dos campos de Xaréu, Atum, Curimã e Espada. A meta agora é conhecer a parte mais ao ocidental da bacia, mais precisamente nas extensões das denominadas sub-bacias de Piauí, Acaraú e Icaraí, ocupando uma área de 9,4 mil quilômetros quadrados. A pesquisa será feita através do testemunhador "piston core", que é o equipamento usado para proceder este tipo de amostragem.

Serão coletados, para a análise e interpretação, 1000 testemunhos em amostras do assoalho oceânico. "Aqui, visa-se identificar e caracterizar a presença de sistema(s) petrolífero(s) na bacia, através da detecção de exsudações e/ou microexsudações de óleo e gás nas amostras do referido fundo marinho", explica a ANP.

"Deve-se enfatizar que esta ferramenta exploratória, coleta de amostras e análise geoquímica subseqüente, não se habilita a detectar "acumulações" de hidrocarbonetos, mas tão somente verificar a presença de indícios, ou seja, indicações de possíveis ocorrências, principalmente de gás, porventura migrado de zonas mais profundas da bacia. Trata-se de um método de investigação muito preliminar, o qual, evidenciando anomalias positivas encorajaria a obtenção de novos dados através de ferramentas mais apropriadas para a detecção de acumulações de hidrocarboneto, como a sísmica de reflexão por exemplo", esclarece o órgão.

As amostram serão tiradas em lâminas d´água compreendidas entre 50 e 2.500 metros, atingindo, assim, águas profundas na bacia cearense. Até hoje, só há produção de petróleo em águas rasas, com até 50 metros de profundidade.

No caso de ser detectada presença de hidrocarbonetos em parte significativa das amostras coletadas, haverá uma importante elevação da atratividade da bacia, podendo levá-la a ser oferecida nos próximos leilões promovidos pela ANP.

Bacia do Araripe

A Ipex, que participa do consórcio, também está finalizando as pesquisas, também solicitadas pela ANP, na Bacia doripe. Até o próximo mês, ela deverá entregar ao órgão os resultados obtidos. Na bacia, que está localizada na região Sul do Estado, o Cariri, também envolvendo os estados de Pernambuco, Piauí e Paraíba, foram coletados 2000 amostras de solo, para análises laboratoriais e interpretações dos dados estatísticos.

Neste ano

12,7 milhões de reais é o valor que será investido na realização do estudo, empreendido pelo consórcio Fugro/ Ipex

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

[New post]: Empresas têm desafio de administrar devoluções


Logística Reversa: Empresas têm desafio de administrar devoluções
11 01 2011

Cerca de 10% dos produtos vendidos no Brasil – tanto os que nunca foram usados como os que já estão no final da sua vida útil – retornam para as empresas. Resultado de uma pesquisa realizada com 188 companhias feita pelo Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB), o índice aponta para a necessidade de um maior gerenciamento desse setor.

Para o presidente da entidade, Paulo Roberto Leite, não existe hoje uma correta mensuração desses processos na maior parte das corporações, então, os percentuais podem ser até maiores. A pesquisa mostrou que metade das companhias avaliadas gasta até 5% do faturamento obtido com o retorno dos produtos. Há um crescimento gradativo dos níveis de devolução na medida em que há um aumento da variedade de produtos disponíveis no mercado por diferentes setores.
"A conscientização empresarial, até mesmo pela possibilidade de redução dos seus custos, está aumentando nos últimos cinco anos", diz, otimista.

Um outro levantamento, feito pela Reverse Logistics Association (RLA), apurou que os processos na área de logística reversa chegam a representar entre 3% e 25% do Produto Interno Bruto (PIB) de alguns países. Nos Estados Unidos estima-se que movimente, no mínimo, US$ 360 bilhões anualmente. Entre os motivos de retorno de um produto para a empresa que o produziu está a expiração do prazo de validade, a desistência dos consumidores ou estoque muito grande feito por uma loja de varejo não compatível com o giro registrado. Para ajudar o mercado no monitoramento das mercadorias retornadas, o Conselho deLogística Reversa do Brasil está criando comitês de trabalho para propagar os conhecimentos sobre a coleta e uso desses indicadores. Um dos maiores índices de retorno de produtos é o registrado pelo comércio eletrônico.

A Hermes, empresa que atua no segmento de vendas por catálogo com mais de 10 milhões de clientes no Brasil, mantém há dois anos uma parceria com os Correios para gerenciar todo o processo de logísticareversa e melhorar os seus índices. O projeto consiste na coleta do produto na residência do consumidor, troca e encaminhamento ao centro de distribuição. Seu site Compra Fácil possui 200 mil itens comercializados mensalmente. E uma das apostas é justamente no pronto atendimento dos cerca de 4 mil pedidos de troca ou devoluções que ocorrem em todo o País. O cuidado com a logística reversa já resultou em uma redução de tempo médio de retorno dos produtos de 20 para oito dias. Aos poucos, o sistema está se transformando em uma importante ferramenta de fidelização e valorização do cliente, que ao ter uma boa experiência de devolução de produtos adquiridos voltará a comprar pela internet. Dentro desse conceito, uma das áreas que mais cresce é a do pós-consumo, incentivada por questões ambientais. O Brasil ainda corre atrás para alcançar os níveis de coleta registrados hoje nos EUA e na Comunidade Europeia.

Nas Lojas Colombo, o sistema de gerenciamento da logística reversa envolve tanto as lojas físicas como as virtuais. Nas compras feitas pela web, como acontece de uma forma geral em todo o País, o índice de devolução é maior. O nível de arrependimento é mais alto, já que os consumidores não têm a oportunidade de ver e degustar os produtos. Nas lojas físicas, as devoluções são motivadas, normalmente, por defeitos de qualidade.

O gerente-geral de logística da empresa, Antonio Reverbel, explica que a Colombo costuma tentar evitar que o cliente leve para casa um produto com avaria estética. Se mesmo assim, dentro de sete dias, ele tiver interesse em devolver, o trabalho passa a ser focado em tentar entender o motivo e, se possível, efetuar a troca por outra mercadoria. Independentemente de reverter ou não a compra, a Colombo trabalha com um sistema de tecnologia através do qual, na sua intranet, ficam registrados os pedidos e os motivos das devoluções. "Essas informações nos ajudam a orientar as lojas sobre como evitar que isso aconteça", relata

Fonte: Jornal do Comércio – Patrícia Knebel – via Logística Reversa e Sustentabilidade – http://tinyurl.com/2bf9h27

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

EXCELENTE ARTIGO- TIGERLOG

Sua Logística é ÁGIL?

Agilidade é a essência da logística, e podemos traduzir isso em maior flexibilidade e rápida adaptabilidade, fatores fundamentais na gestão da cadeia logística.

Agilidade está relacionada a tempo, e tempo é um importante componente da satisfação dos Clientes. Rápido, mais rápido. Como ser eficaz em um ambiente dinâmico em que os pedidos mudam, a demanda muda, os requisitos de serviço mudam?

Inúmeros desafios são constantemente impostos aos profissionais da área, tornando a cadeia logística cada vez mais complexa, traduzindo-se em uma maior diversidade de produtos, na utilização de diferentes canais de distribuição, no atendimento de requerimentos de serviço individualizados e em Fornecedores e Clientes globais, em prazos de validade reduzidos, maior influência da sazonalidade de final de mês, etc.

E tudo isso deve ser conseguido dentro de um cenário de logística enxuta (lean logistics), ou seja, somos obrigados a fazer MAIS com menos. A questão primordial é como???

A solução passa, obrigatoriamente, pelo "tripé" pessoas, processos e tecnologia. E por detrás de tudo isso, a palavra-chave é COLABORAÇÃO.

O capital humano tem participação decisiva, não importando o cargo ou a função. Agentes inteligentes e capazes de lidar com mudanças serão essenciais nessa nova realidade. Mais do que simplesmente cumprir a rotina diária, os colaboradores precisarão reverter anomalias em melhoria contínua dos processos. E para conseguir isso, em muitas situações precisaremos "desaprender" como fazemos atualmente, e recriar o processo.

Os processos devem ser desenhados a partir dos requisitos de serviço dos Clientes internos e externos. Uma análise pormenorizada dos processos deve eliminar redundâncias, identificar "gargalos" e atividades que não agregam valor.

Nesse cenário desafiador, a VISIBILIDADE é um pré-requisito fundamental. Sem tecnologia não há visibilidade. É necessário visualizar níveis de estoque e a localização dos mesmos, o que está acontecendo com os pedidos de compra, pendências existentes, se os pedidos de venda foram atendidos, etc.

Como disse o sábio Charles Darwin, "não é a mais forte das espécies que sobreviverá, nem a mais inteligente, mas aquela com maior e melhor capacidade de resposta às mudanças".

Resumindo, sobreviverão aquelas empresas que conseguirem antever as mudanças de mercado, e forem flexíveis e ágeis, para, pro ativamente, atender às necessidades e expectativas de seus Clientes, obtendo, com isso, vantagem competitiva.

Are you ready?


Por Marco Antonio Oliveira Neves - Diretor da Tigerlog



quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Noticia: Empresa sueca de logística portuária a procura parceiras cearenses

Chega hoje a fortaleza o engenheiro naval Ney Rosa Barreto, com especialização na área da montagem e dos serviços pesados. Ele integra os quadros técnicos da Interocean - representante no Brasil da sueca Siwertel Mac Gregor, um dos grandes fabricantes mundiais de guindastes portuários.
A missão de Ney Barreto é identificar empresas cearenses que desejem ser parceiras na montagem, no porto do Pecém, de um CSU (Continuous Ship Unloader ou Descarregador Contínuo de Navios), de 2.400 toneladas/hora. O CSU é, digamos assim, um aspirador gigante que suga o carvão dos porões dos navios e o coloca nas esteiras transportadoras.

Ele foi comprado pelo Governo do Ceará para ser juntado ao Grab Ship Unloader, ou Descarregador de Navios de Caçamba, já existente em Pecém. O Continuous Ship Unloader construído na Suécia estará instalado em Pecém em julho deste ano. Ele servirá ao terminal de carvão que operará para as usinas geradoras térmicas e para a futura Companhia Siderúrgica.

A perspectiva para as empresas interessadas na parceria com a Interocean é boa: com os terminais para carvão, minério de ferro e contêineres, Pecém deverá receber pelo menos mais 6 guindastes especiais e as empresas que ajudarem na montagem do primeiro estarão em melhor situação para a montagem dos próximos. Uma dica às interessadas: Ney Barreto ficará hospedado no hotel Praiano.

Fonte: Diário do Nordeste (Egídio Serpa)

Noticia:Mucuripe - Porto movimenta 4,2 mi/ton em 2010

O Porto do Mucuripe fechou 2010 com uma movimentação recorde de mercadorias. O número total atingiu 4.270.481,66 toneladas movimentadas entre importação e exportação, de janeiro a dezembro de 2010, o que representa um incremento de 23,74% em relação ao volume movimentado no mesmo período de 2009, que havia sido o terceiro melhor movimento da história do porto, com 3.451.309,04 toneladas. Os números foram divulgados ontem pela CDC (Companhia Docas do Ceará) e apontam que o bom resultado permitiu que a empresa encerrasse 2010 superavitária. O último registro de superávit havia sido em 2002.
Foram 819.172,62 toneladas a mais, tendo como destaque o aumento na movimentação da Carga Geral, a partir do trilho (importado pela Transnordestina Logística SA), cimento (importado pela Votorantin e CSN) e produtos siderúrgicos (importado pela Aço Cearense e Metal Mecânica Maia, e exportado pela Gerdau), além das frutas (melão, manga, banana, uva, melancia, mamão, lima ácida, abacaxi e acerola). O Granel Líquido também foi destaque com o asfalto (importado pela Petrobras). No item Granel Sólido, registrou-se aumento do trigo (importado pelos moinhos Dias Branco, Cearense, Fortaleza e Santa Lúcia) e do malte (importado pela Schincariol).

ATRACAÇÕES

De acordo com o balanço divulgado, o porto recebeu mais de 565 atracações de navios de carga, entre cargueiros, graneleiros e porta contêineres. A expectativa para os próximos anos, com a finalização da obra de dragagem (retirada de areia do canal de acesso, bacia de evolução e berços de atracação de navios) é que a movimentação de cargas no Mucuripe aumente em até 30%. Esse aumento será diretamente proporcional ao aumento da renda dos trabalhadores portuários avulsos e da receita dos operadores portuários e da própria CDC.

Os resultados positivos se deram em virtude do crescimento da economia do Ceará, aliado a uma gestão técnica e profissionalizada, que soube gerenciar a logística portuária para receber o crescimento na movimentação de cargas. Todo esse esforço gerencial aconteceu em paralelo à finalização da obra de derrocagem (retirada de pedras) do berço 103, com investimentos de R$ 8.400.000,00; e do início da dragagem (que deverá ser concluída em fevereiro de 2011), com investimentos de R$ 54.657.000,00.

Além da gestão e dos investimentos em infraestrutura, que incluíram ainda o reforço do cais comercial ampliando a área de atuação dos guindastes MHC, a CDC destacou-se em 2010 pela inauguração do Centro Vocacional Tecnológico Portuário, o primeiro do país a capacitar não somente os funcionários da CDC e trabalhadores portuários, como também os moradores do entorno do Porto do Mucuripe.

INVESTIMENTOS EM 2011

Para este ano, há o projeto para a construção de um novo cais de atracação preferencial para navios de turismo, uma estação de passageiros e uma retroárea; além dos projetos para uma nova pavimentação e a obra de derrocamento (retirada de pedras) para -13m do berço 103 (preferencial para o trigo) do Porto de Fortaleza. A CDC anuncia ainda obras de melhoria como a troca das defensas (equipamentos que protegem os navios do impacto contra o cais), a construção da área de lavagem de máquinas, novas subestações de energia, ampliação do parque de tomadas frigoríficas, além de nova iluminação industrial. “Todas essas obras deixarão o nosso porto ainda mais competitivo”, garante Mário Jorge Cavalcanti, diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da CDC.

MOVIMENTAÇÃO

Destaques do Granel Líquido (2.132.292,35 toneladas): gasolina, diesel, gás liquefeito de petróleo, petróleo, querosene de aviação – vindos por cabotagem – e betume de petróleo (asfalto) vindo das Ilhas Canárias e dos Estados Unidos.

Destaques do Granel Sólido (1.065.473,11 toneladas): trigo (importação da Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Canadá e Cabotagem vinda de Rio Grande), coque de petróleo (importação vinda dos Estados Unidos), enxofre (importação dos EUA) e malte (importação da Bélgica e França).

Destaques da Carga Geral (1.072.716,20 toneladas): cimento (importação do Vietnã), trilhos (importação da Polônia), arroz (Cabotagem vinda do Rio Grande do Sul e Longo Curso do Uruguai), aço (importação da Bélgica), sal (exportação para Santos, Paranaguá) e frutas (melão, manga, banana, uva, melancia, mamão, lima ácida, abacaxi e acerola).

Fonte: O Estado do Ceará