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domingo, 29 de maio de 2011

Artigo:Portos do Ceará chamam atenção de empresários espanhóis

Em 2012, o Brasil receberá comitiva de empresários espanhóis, em visita aos portos brasileiros. Segundo assessoria do Ministério dos Portos, é grande o interesse no Ceará por causa da exportação de frutas

A Espanha está interessada em expandir investimentos no Ceará, segundo informações do Ministério dos Portos. O Estado que é o terceiro maior exportador de frutas do País deve fechar futuros negócios com empresários espanhóis do setor, depois de reformas exigidas pelos europeus no Porto do Mucuripe.
O interesse já tinha sido aventado há um ano e meio, de acordo com o presidente da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo André Holanda. Mas faltava estrutura específica nos portos cearenses. Com as reformas, uma comitiva de empresários espanhóis visitará, em 2012, vários portos brasileiros para ver o que foi feito e viabilizar (ou não) novos negócios.



Para fazer a linha internacional de longo curso da exportação de frutas para a Espanha, o porto do Mucuripe precisava de maior profundidade no canal de acesso, para receber navios maiores; e de parque de tomadas frigoríficas maior, para receber mais contêineres refrigerados que transportam frutas. De acordo com a CDC, mais de 95% da dragagem de aprofundamento do Porto de Fortaleza (de 11 metros para 14 metros) está concluída. "Deve ficar pronto entre junho e julho", afirma Paulo Holanda.

Já o parque de tomadas frigoríficas está sendo duplicado: serão 500 tomadas de refrigeração de contêiner. O parque ficará pronto até setembro de 2011. "Neste ano, vamos ampliar as exportações em, pelo menos, 30%, com as reformas", garante Holanda.

Barcelona
O compromisso dos empresários espanhóis em visitar os portos brasileiros no próximo ano foi fechado ontem, em Barcelona, com comitiva de empresários brasileiros e Ministério do Portos, mas ainda não há detalhamento sobre data e valor de investimentos.

Segundo a assessoria da pasta, a visita à cidade espanhola tem o objetivo de conhecer a tecnologia aplicada no porto multiuso de Barcelona e estudar a viabilidade de replicá-la nos portos brasileiros. Com investimentos de até R$ 1 bilhão, o Ministério quer portos multiuso: que recebam carga e passageiros simultaneamente.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA
O Ceará já exporta frutas para a Holanda, Itália, e Portugal. Em 2009, foram 377 mil toneladas exportadas. Em 2010, o número foi 58% maior. Com reformas e novos investimentos, exportações crescerão 30% neste ano.

Fonte:  O POVO Online/Luar Maria Brandão

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Artigo:Quem quer ser caminhoneiro?

Por: Leonardo Andrade

Aparentemente, pouca gente, dada a grande carência que o setor de transportes e logística vive atualmente, de profissionais do volante.

A crise da empregabilidade no Brasil está se agravando e o setor de transporte de cargas e logística é uma das vítimas mais evidentes do problema. Por alto, cerca de 10% da frota de caminhões das empresas estão ociosos por falta de motoristas.

Somente no Mato Grosso, um dos principais centros logísticos do País, as transportadoras estão com cerca de mil vagas em aberto, sem pretendentes e sem candidatos para preenchê-las.

Mas, afinal, o que está acontecendo com esta profissão tão conhecida de todos. Será que ninguém mais quer ser caminhoneiro no Brasil? Parte desta resposta está na boca dos motoristas de caminhões que o Portal Transporta Brasil entrevistou na última semana. Em sua maioria, os profissionais estão cansados das condições de trabalho que a profissão oferece.

A própria carreira está em baixa, com sua imagem arranhada e com falta de motivação e atrativos para nossos adeptos, fator que atrapalha a formação de toda uma nova geração de caminhoneiros.

De fretes baixos a estradas ruins, passando pelo roubo de cargas, pelas péssimas condições para a descarga de mercadorias, os maus tratos por parte de alguns embarcadores e pela falta de perspectivas, o caminhoneiro brasileiro hoje não quer recomendar a carreira, não quer passar seu legado profissional para os filhos.

“Prefiro que meus filhos estudem e não passem pelo que passei”, respondem os caminhoneiros em uníssono. Mas quem estuda não pode ser caminhoneiro? Esta profissão não requer um bom nível de conhecimento e formação.

Parece que os valores estão deturpados e que o transporte e a logística brasileira terão que fazer muito mais do que organizar eventos com palestras para expor o problema ou manter o assunto em pauta em seus veículos de comunicação. O problema é basal, requer soluções drásticas que não aparecerão em curto prazo.

Onde estão as cabeças pensantes do setor, que podem ajudar a propor novas soluções?


Leonardo Andrade é editor-chefe do Portal Transporta Brasil.

Noticia:Praticagem do Maranhão comemora primeira manobra de atracação do maior navio mineraleiro do mundo

A embarcação "Vale Brasil", que acaba de quebrar o recorde de maior navio mineraleiro do mundo, realizou com sucesso a sua atracação inaugural ontem (23), no porto de São Luís (MA), de onde partirá no próximo dia 26, rumo à China, transportando 400 mil toneladas de minério de ferro. A operação durou quase cinco horas, de 8h20 até às 13h, quando foi concluída a amarração dos 24 cabos de aço (12 ligados à proa e, os outros 12, à popa).

Segundo o presidente da Associação dos Práticos do Estado do Maranhão, José Roberto Taranto, a manobra foi auxiliada por um rebocador a mais do que seria o usual para navios de grande porte naquela região, totalizando cinco rebocadores, quatro deles com força de 75 toneladas BP (os mais fortes hoje em operação no país).

O "Vale Brasil" havia chegado à zona portuária da capital maranhense em 12 de maio e ficou aguardando o carregamento de minério de ferro em outros navios mineraleiros. Segundo o prático Taranto, além da fila de navios, “a espera de 11 dias deveu-se também ao monitoramento de condições de correntes e marés que fossem o mais favorável possível para esta primeira atracação de um navio tão grande”. De acordo com ele, privilegiou-se um horário diurno de trabalho e a manobra foi feita numa maré de quadratura, que é um pouco mais branda, oferecendo mais conforto e segurança para a atividade. “A costa do Maranhão tem uma das marés mais fortes do mundo, com amplitude que costuma bater os sete metros. No entanto, a atracação do "Vale Brasil" ocorreu  numa maré de quatro metros, com correntes de três a quatro nós, configurando-se num cenário natural menos turbulento.”

O "Vale Brasil"

O "Vale Brasil" é o primeiro de uma frota de sete navios encomendados pela Vale ao estaleiro Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co, na Coreia do Sul. Tem capacidade para transporte de 400 mil toneladas de minério por viagem, 362 metros de comprimento, 65 metros de largura e 56 metros de altura até o mastro (o equivalente a um prédio de 22 andares). Entre as vantagens trazidas pelo navio, espera-se o benefício ambiental, decorrente da redução de 35% na emissão de carbono por tonelada de minério transportada, e a sensível queda do custo do frete, tornando o minério da Vale ainda mais competitivo no mercado asiático.


segunda-feira, 23 de maio de 2011

Lembrete: 2º Sorteio-Última semana!!!

Olá Pessoal,

Este post é um alerta sobre a última semana de cadastro para participação em nosso sorteio!

Seguimos colocando nesta nova disputa mais um best seller corporativo, um dos Topten na lista da Você S.A.; o livro "A Cabeça de Steve Jobs".

A Cabeça de Steve Jobs
Autor: Kahney, Leander
Editora: Agir
Categoria: Administração / Administração Geral
É difícil acreditar que um homem revolucionou os computadores nos anos 1970 e 1980, o cinema de animação e a música digital nos anos 1990. Por outro lado, são lendárias as histórias de seus repentinos acessos de raiva, revelando o verdadeiro Steve Jobs. Então, o que há, realmente, dentro do cérebro de Steve?


O que fazer para ter este exemplar em sua cabeceira??
 
Basta apenas ser ou tornar-se um seguidor do Blog via Google Friend Connect e pronto, é só torcer.

O sorteio será dia  31 de maio.

Divulge nossa promoção em sua rede e com isso receba um de nossos adesivos.

Abraços

Robert M.

Cronica:O que é resultado?

Mais uma do Rodrigo Acras...excelente!!

 O que é resultado?

Sala de reuniões principal, chefão sentado na sua cadeira habitual, bem no centro da mesa, cercado de seus gerentes. Do outro lado da mesa, um visitante importante pergunta sobre os avanços dos últimos meses. O primeiro gerente começa:
- Devido aos problemas de qualidade, começamos a fazer um acompanhamento semanal. Nos reunimos a cada segunda-feira para revisar o plano de ação, onde revisamos cada item com cada responsável.
- A mesma coisa com a produção – emendou o segundo. - Perdemos muito tempo com uma das máquinas e a cada hora fazemos uma revisão dos números, com o responsável de cada unidade de trabalho. Temos também um plano de melhoria para cada causa de parada.
Todos usavam com muita ênfase, e muitas vezes, a palavra cada. Um sinal de controle.
- Agora, cada usuário tem o seu próprio notebook, com acesso remoto sem fio e conexão com cada sistema da empresa – falou o de informática.
O chefão olhava orgulhoso para seus gerentes. O visitante importante sorria satisfeito. O tour de table continua com o de compras:
- Temos um acordo com cada fornecedor para discutir a cada mês um plano para melhorar a confiabilidade de cada entrega.
E assim foi, um por um até chegar ao último, que tinha conseguido reduzir 1000 reais por mês com uma otimização simples dos transportes de peças do qual era responsável. Morreu de vergonha na hora de mostrar seus números, tímidos para uma empresa que fatura centenas de milhões, mas que se for ver bem, mostravam o único resultado de verdade do grupo. Os colegas, cada um deles, olharam com desprezo para ele, pois não tinha um plano de ação, nem um acompanhamento semanal, muito menos acordos com ninguém, apenas resultados. Onde já se viu.
PS: Acras é cronista da revista "Mundo Logistica"

Artigo: 15 filmes que todo administrador deve ver

Excelente artigo postado no site www.administradores.com.br

Professores da área de Administração e Negócios recomendam as obras que consideram indispensáveis para os profissionais que ocupam cargos de gerência

Por Mariana Osorio


"O cinema é a arte do século XX e a Administração a disciplina. Ambos têm feito uma aliança para mostrar o empresário ou o administrador ao mundo". Assim define María Elena Carballo, ex-ministra da Cultura da Costa Rica e professora do Incae Business School, a relação entre o cinema e a Administração de Empresas.

Carballo explica que a sétima arte tem se interessado desde o início do século pelas figuras do empresário e do administrador, e as mostra para prover um campo de análise. E, na maioria das vezes, o faz de uma forma crítica, para que possamos estudar seu comportamento.

"Na vida real, não se pode fechar as pessoas em um globo para experimentar como em "O show de Truman", porque é antiético, mas você pode estudar sua acção com antecedência e, em seguida, traduzi-lo em uma obra, quer seja no cinema ou na literatura", disse Carballo.

Um dos ensinamentos que há no cinema, explica a acadêmica, é que ele mostra as múltiplas dimensões de quem tomas as decisões. "É a grande diferença que tem com os estudos de caso, onde você vê os resultados da empresas e do gerente em uma única dimensão. No cinema você vê sua vida íntima, como se esforçam para fazer sua empresa prosperar, mas também como traem, se enfurecem, algo que se aproxima muito mais dos seres humanos", afirma.

Para ela, isso é o que interessa conhecer nas escolas de negócios, e explica também que se abordam constantemente os temas que estão por trás do sucesso, como a solidão.

"Quando uma família faz uma homenagem ao empresário latinoamericano o pinta como um santo, e isso o distancia totalmente da realidade. Em geral, eles são pessoas com as mesmas falhas que temos todos, e isso é o interessante, seus problemas, seus erros, e como chegam a formar grandes conglomerados empresariais lidando com isso", explica a professora.

Nos Estados Unidos, aponta a ex-ministra, é muito mais fácil abordar esses temas no cinema, porque eles conseguem ver como heróis personagens como Bill Gates. Na América Latina, se exalta mais o herói militar ou o religioso. "Nós praticamente não temos filmes sobre administradores, porque se tende a pensar que são pessoas pouco interessantes ou desonestas, e esse mito tem que ser mudado ensinando as pessoas histórias de empresários que têm feito coisas boas, mas que cometeram erros também", defende.

Estudos de caso

O professor da escola equatoriana Espae-Espol Francisco Alemán, orientador de um cine-fórum para estudantes de MBA chamado "Hollywood e Administração", crê que o uso de filmes pode ajudar na compreensão de determinados modelos teóricos, mas também de como os personagens são influenciados pelos comportamentos organizacionais e as motivações gerenciais, que são parte desse mundo real.

"O cinema é um bom meio de descrever os comportamentos humanos, organizacionais, os processos de tomada de decisões, a comunicação, os estilos de liderança e tudo que tem relação com um tema específico", afirma o professor. Além do mais, explica que o tema dos estudos das escolas de negócios são os casos, e o cinema dá um maior realismo a esses casos.

Os filmes que um administrador não pode perder:

    Divulgação    
       
    Cena de "Amor sem escalas", com George Clooney    


1 – Amor sem escalas (Up in the air, 2009)

Trata de um executivo que viaja o mundo com a missão de demitir trabalhadores de empresas multinacionais, e, de repente, chega em seu departamento uma mulher que resolve implantar um processo de demissões por videoconferência. Entra em cena um conflito entre gerência tradicional e gerência nova, que salta das escolas de negócios transformando as relações. "George Clooney (o protagonista) representa a geração que se defende muito bem das mudanças tecnológicas e consegue, nesse sentido, se sustentar", afirma Alemán.

Outro conflito presente é o da comunicação. O personagem tem um esquema de comunicação em que não escuta, não lê os sinais, o que resulta em um grande erro. Segundo Carballo, mostra um problema psicológico do personagem. "Ao fazer essa coisa tão horrível que é despedir as pessoas, se protege viajando constantemente sem ter relações interpessoais constantes. Assim, desenvolve uma armadura para não se comprometer emocionalmente com ninguém, e quando se compromete já é tarde", afirma.

2 – Ponto Final – Match Point (Match Point, 2005)

"Aí está o personagem arrivista, típico do século XIX, que vai chegar ao topo de qualquer jeito", diz o professor. O personagem principal, um tenista aposentado que dá aulas a milionários em Londres, é traído por sua própria ganância e, ao mesmo tempo, pelo sexo e a paixão.

3 - Enron: The Smartest Guys in the Room, 2003

Documentário sobre a fraude e posterior falência da empresa norte-americana Enron, um caso fantástico para tratar de ética profissional, indica Alemán.

4 – Treze dias que abalaram o mundo (Thirteen Days, 2000)

Aborda a crise dos mísseis em Cuba, em 1962. Explora o modelo de decisões do agente racional e expõe conceitos interessantes sobre tomada de decisões e estratégias.

5 - A Verdade dos Bastidores (The Quiz Show, 1994)

Trata de um caso real dos anos 50: um engano massivo da televisão, aborda o tema da corrupção. ""É para pensar o início da carreira. Nele, três jovens tomam decisões que serão definitivas para suas vidas profissionais", conta Carballo.

6 - Barbarians at the Gate, 1993

Descreve o golpe mais famoso na história da RJR Nabisco. Os temas interessantes para se analisar são: LBO, Teoria da Agência, Fusões e Aquisições.

7 – Encontro com Vênus (Venus Meeting, 1991)

"Um diretor da Europa Oriental chega para conduzir uma orquestra onde predomina a Europa Ocidental. Mostra o quanto é difícil conseguir o sucesso em outra região. Excelente filme para analisar a liderança intercultural", diz Carballo.

8 - Com o dinheiro dos outros (Other People's Money, 1991)

Trata de uma empresa adquirida de maneira fraudulenta e as transformações que decorrem disso. "Nele, aprendemos sobre gerência das mudanças, resistência às mudanças, os valores da empresa antiga e como resgatá-los", afirma Alemán.

9 – Crimes e pecados (Crimes and Misdemeanors, 1989)

Esse filme mostra dois homens de sucesso que devem enfrentar diferentes dilemas éticos. "Trata muito bem do tema crime e castigo", afirma Carballo.

10 - Tucker (Um homem e seu sonho, 1988)

Trata de um empresário que quis introduzir inovações nos automóveis de sua época para criar "o carro do futuro", potente, rápido e aerodinâmico, e se depara com diversos obstáculos, mas consegue desenvolver suas propostas.

11 – O último imperador (El Último Emperador, 1987)

É a história do último imperador chinês, que subiu ao trono aos três anos de idade. Serve para ver o estilo e entender como o líder nunca está só e encontra-se sempre rodeado de uma equipe que o molda.

12 – Wall Street 1 – Poder e cobiça (Wall Street, 1987)

Apresenta o homem ganancioso e inescrupuloso capaz de fazer o que seja por dinheiro. "Mostra muito bem o perigo que é o tema do manejo da informação confidencial no mercado de valores, e também diferentes faces da liderança", afirma Alemán.

13 - Gandhi (Gandhi, 1982)

Biografia do líder indiano que lutou contra os abusos da ocupação inglesa e junto a outros líderes levou finalmente a independência ao seu país em 1947. "Desse filme pode-se tirar grandes lições de liderança", afirma Carballo.

14 – Doze homens e uma sentence (Twelve Angry Men, 1957)

Nesse clássico pode-se explorar temas como eficiência da decisão coletiva, liderança, persuasão, comunicação.

15 – O cidadão Kane (Citizen Kane, 1941)

"É um filme extraordinário, que está entre os 10 melhores da história. É uma obra indiscutível de um cineasta jovem, cujo protagonista associa para sempre a solidão e o sucesso profissional, uma dicotomia real de que, se somos exitosos, somos solitários", explica Carballo. 

 

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Noticia: Finnet anuncia participação no projeto Brasil ID

Bureau de serviços atua como Operadora para viabilizar sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias em território nacional a fim de impedir o aumento do número de fraudes no segmento logístico
 

A Finnet, bureau de serviços nacional pioneiro no desenvolvimento de soluções tecnológicas personalizadas para a otimização do fluxo de informações em transações financeiras, foi convidada para atuar como Operadora no projeto Brasil ID, organizado pelas Secretarias da Fazenda dos Estados da União e pela Receita Federal, representado pelo Encontro Nacional dos Administradores Tributários (ENCAT), com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e do FINEP.

O programa tem como objetivo principal diminuir o alto risco no transporte de mercadorias no Brasil, através da implementação de um sistema que permitirá a fiscalização mais ágil de cargas, das notas fiscais na indústria e em toda a cadeia de produção. Como participante do programa, o bureau de serviços deve desenhar o fluxo de circulação de mercadorias e definir os pontos de leitura e de rastreamento com base na combinação de RFID (Identificação por Radiofrequência) e outras tecnologias relacionadas. Além disso, fica sob a responsabilidade da Operadora, a disponibilização da estrutura de leitores, chips e tráfego das informações, que terão valor de mercado definido.

De acordo com Rodrigo Luiz, Gerente Regional da Finnet, as atividades serão desenvolvidas a partir de uma operação inicial implementada com equipamentos credenciados pelo ENCAT, com dados integrados e processados pela Operadora e validados pelo mesmo órgão. Com o sistema de segurança, as informações gravadas ao longo de todo o ciclo de vida do produto também ficam disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar, através de dispositivos e de comunicação sem fio.

"Participar de um programa como esse, que dará origem a um sistema de identificação, rastreamento e autenticação de mercadorias consolidado no País, é de extrema importância. A Finnet ainda vai proporcionar outros ganhos, uma vez que vamos integrar dados financeiros às transmissões. As empresas que utilizarem nossas soluções saberão, automaticamente, que a entrega foi realizada com sucesso, e assim poderão efetuar imediatamente os pagamentos ao fornecedor e também do frete", explica Luiz.

Luiz explica que através do Brasil ID, as operações logísticas se tornarão ainda mais seguras no Brasil inclusive com a utilização de um modelo de Documentos Fiscais Eletrônicos, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), o Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) e o Manifesto de Documentos Fiscais Eletrônicos (MDF-e), utilizando um conjunto de soluções tecnológicas dentro de uma padronização para reduzir os riscos associados à fabricação e à logística de transporte de mercadorias que circulam pelo país. 

Fonte:http://www.mundologistica.com.br

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Noticia: Governo inicia Pesquisa Nacional de Tráfego

Da Agência Brasil

Brasília - O Ministério dos Transportes realiza a partir da meia-noite de hoje (20), até o dia 27 de maio, a primeira de três etapas da Pesquisa Nacional de Tráfego, com 22 postos de contagem instalados em trechos das rodovias federais. O levantamento é parte dos estudos para a revisão geral do Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLT), base das informações para futuros investimentos públicos e privados no setor.
A operação, a ser executada pelo Exército, mobilizará cerca de 30 militares em cada um dos 22 postos de contagem. Vai contar também com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
 
Edição: Graça Adjuto

Despedida do TREMA .

Simplesmente fantástico !!! Não sei quem escreveu, mas quem assina é o TREMA ...

É uma tremenda aula de criatividade e bom humor, por sinal, com acentuada inteligência. A consequência não poderia ser outra: uma agradável leitura.

 


Despedida do TREMA


Estou indo embora. Não há mais lugar para mim. Eu sou o trema. Você pode nunca ter reparado em mim, mas eu estava sempre ali, na Anhangüera, nos aqüíferos, nas lingüiças e seus trocadilhos por mais de quatrocentos e cinqüentas anos.


Mas os tempos mudaram. Inventaram uma tal de reforma ortográfica e eu simplesmente tô fora. Fui expulso pra sempre do dicionário. Seus ingratos! Isso é uma delinqüência de lingüistas grandiloqüentes!...


O resto dos pontos e o alfabeto não me deram o menor apoio... A letra U se disse aliviada porque vou finalmente sair de cima dela. Os dois pontos disseram que eu sou um preguiçoso que trabalha deitado enquanto ele fica em pé.


Até o cedilha foi a favor da minha expulsão, aquele C cagão que fica se passando por S e nunca tem coragem de iniciar uma palavra. E também tem aquele obeso do O e o anoréxico do I. Desesperado, tentei chamar o ponto final pra trabalharmos juntos, fazendo um bico de reticências, mas ele negou, sempre encerrando logo todas as discussões. Será que se deixar um topete moicano posso me passar por aspas?... A verdade é que estou fora de moda. Quem está na moda são os estrangeiros, é o K e o W, "Kkk" pra cá, "www" pra lá.


Até o jogo da velha, que ninguém nunca ligou, virou celebridade nesse tal de Twitter, que aliás, deveria se chamar TÜITER. Chega de argüição, mas estejam certos, seus moderninhos: haverá conseqüências! Chega de piadinhas dizendo que estou "tremendo" de medo. Tudo bem, vou-me embora da língua portuguesa. Foi bom enquanto durou. Vou para o alemão, lá eles adoram os tremas. E um dia vocês sentirão saudades. E não vão agüentar!...


Nós nos veremos nos livros antigos. Saio da língua para entrar na história.


Adeus,




Trema.




Artigo: Ministro dos Transportes também vai fazer ´rally´ no Ceará

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, já confirmou visita a Fortaleza no próximo dia 9 de junho; no seu "rally", Nascimento deve priorizar as áreas urbanas

Brasília - Primeiro foi o rally de Cid Gomes (PSB), e agora será o "rally" de Alfredo Nascimento (PR- AM). O Ministro dos Transportes informou ontem, durante audiência com o vice-presidente da Frente Parlamentar da Infraestrutura, deputado Danilo Forte (PMDB-CE), que vai percorrer as rodovias federais cearenses, a começar pela BR-222, no próximo dia 9 de junho, em visita já confirmada a Fortaleza.

"A Frente Parlamentar da Infraestrutura foi tratar com o ministro dos Transportes a questão da péssima conservação das rodovias brasileiras. Como não podia deixar de ser acabamos tratando do Ceará. Segundo o ministro, já foi dada a ordem para o início das obras da BR-222 e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Estado já recebeu a orientação de mobilizar as três empresas que cuidarão da recuperação da BR", explicou Danilo Forte.

Segundo o parlamentar, serão priorizados os trechos nas áreas urbanas para a recuperação da BR-222. "Haverá na próxima sexta-feira uma reunião com os técnicos do Dnit para definir os trechos que serão priorizados entre Umirim (a 90 Km de Fortaleza) e Sobral (a238 km da Capital). Com certeza a prioridade será das áreas urbanas", afirmou o deputado.

Sobre os problemas nacionais de infraestrutura rodoviária foram identificados, de acordo com Forte, três gargalos: "o licenciamento ambiental, o reajuste do preço das obras e a conclusão das obras iniciadas".

A assessoria do governador afirmou que não está prevista a participação de Cid no evento.

Troca de farpas

No último dia 7, o governador Cid Gomes criticou duramente o ministro Nascimento, a quem chamou de "inepto, incompetente e desonesto". Ele ainda chamou o Ministério dos Transportes de "antro de roubalheira". O ataque foi provocado pelo estado das estradas no Ceará, que Cid considera precário.

Nascimento, então, entrou com uma queixa crime junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), "a fim de que Cid Gomes responda pelas acusações que lhe têm imputado indevidamente". "Digo ao cidadão do Ceará que os problemas das estradas serão revertidos. Nosso trabalho será retomado em junho. Ao governador, reservo o meu silêncio. Ele que se entenda com a Justiça", afirmou o ministro em um comunicado divulgado no último dia 10.

A nota do ministério também afirma que o Ceará vai receber investimentos da ordem de R$ 456 milhões para restabelecer as boas condições de tráfego de sua malha rodoviária federal.

Protesto

Para protestar contra a situação das estradas, Cid participou, no último domingo, de um rally. O objetivo era reivindicar a recuperação das estradas federais que cortam o Estado, principalmente a BR-222.

Segundo os organizadores, 200 pessoas participaram do rally, entre competidores profissionais, corredores da Federação Off-road do Ceará e Federação Cearense de Pilotos e Navegadores, além de sócios do Clube do Jipe, Comando Apache, Só Tração, e Rota e Ação.

Cid partiu de Sobral, dirigindo um veículo 4x4, e foi até Itapajé (125 Km de Fortaleza). "O que queremos é que as BRs tenham estradas em condições de trafegabilidade", afirmou.


Fonte: Diário doNordeste (CE)/ANE FURTADO/Sucursal



terça-feira, 17 de maio de 2011

Notícia: Natura adota novo modelo de produção e logística



Por: Victor José, do Portal Transporta Brasil


A Natura, uma das maiores empresas nacionais do setor de cosméticos, apresentou, no fim do ano passado, um novo modelo de produção e logística. A reformulação tem como principal finalidade a redução do impacto ambiental, além de dar suporte ao crescimento nacional e ao início de uma nova fase de internacionalização.

“Temos um apetite pelo crescimento. Estamos em um momento muito importante, orgulhosos do nosso avanço nos últimos três anos, sedimentamos a evolução que fizemos no nosso modelo de gestão”, afirma João Paulo Ferreira, vice-presidente de operações e logística da Natura. “E é um desafio triplo, porque queremos crescer e ao mesmo tempo reduzir nosso impacto ambiental e fazer isso em conjunto com nossos fornecedores, numa escala sem precedentes. Com esta nova rede estruturada, conseguiremos diminuir a emissão relativa de CO2 em 25% em nossa cadeia de fornecimento e, ao mesmo tempo, elevaremos a qualidade de nossas entregas”, ressalta.

Com base em princípios de ganhos econômicos, ambientais e sociais, a Natura vem selecionando fornecedores nacionais e internacionais para dar suporte à movimentação de suas cargas. Esta iniciativa facilitará a integração com os fornecedores, além da criação de uma rede de serviços que diminua a emissão de gases de efeito estufa e possa incrementar os impactos sociais positivos.
“Este é o primeiro exercício com este escopo e abrangência realizado na indústria. Sabemos que em alguns casos, os ativos terão que ser comprados de determinada comunidade, mas, em outros, conseguiremos ampliar a base de fornecedores, mesmo em outros países. Não é mais aceitável que as empresas exportem água, álcool, ar e embalagens, sendo que estes insumos podem ser conseguidos regionalmente. A Natura está dando seu primeiro passo”, explica Ferreira.

Investimentos no Brasil
Em 2010, a Natura duplicou a capacidade de seu CD em Canoas (RS), inaugurou outro em Uberlândia (MG) e mais um em Castanhal (PA). Para 2011, a empresa deve inaugurar um centro de distribuição em Curitiba (PR) e um novo para São Paulo. Este CD, que está sendo desenvolvido pela marca e seus fornecedores, permitirá a admissão de pessoas portadoras de necessidades especiais, podendo chegar a mais de 30% da equipe de funcionários.

Além do hub atual, situado em Jundiaí (SP), a Natura passará a atuar com mais duas unidades: um no CD de Salvador e outro em Castanhal (PA), que ajudarão a reduzir o tempo de entrega de seus produtos para as consultoras.
“A recombinação dos estoques e modais nos permitirão redução do tempo de entrega e também do impacto ambiental. E o mais importante é que tudo está sendo cocriado com fornecedores, para chegarmos às mais modernas tecnologias de separação, armazenagem e transporte”, detalha João Paulo.

De exportadora à fabricante
Em 2010, parte do portfólio da Natura passou a ser produzido pela Argentina. 

Já para 2011, por meio de parcerias com terceiros, a Colômbia e o México também fabricarão os produtos. Cerca de 7% do faturamento da empresa vem de operações internacionais. “Este volume ainda não justifica fabricação própria, mas já permite a operação por meio de terceiros”, explica o executivo. “Além disso, do ponto de vista ambiental, é uma iniciativa mais sustentável”. 

Esse plano permitirá uma redução relativa de cerca de 70% nas emissões de CO2 referentes ao transporte de abastecimento das operações internacionais, o que significa a redução de quase 2% da emissão total da empresa.

A Natura estima que em três anos, 50% do faturamento das operações internacionais na América Latina provenha de produtos fabricados fora do Brasil.

Fonte: www.transportabrasil.com.br

Noticia: Martin-Brower conquista logística do Bob’s



Por: Leonardo Andrade, editor-chefe do Portal Transporta Brasil


A Martin-Brower, tradicional operadora logística da cadeia de food-service, que ganhou notoriedade no Brasil pela operação da rede de lanchonetes McDonald’s, acaba de anunciar a conquista de um novo cliente. Trata-se da cadeia de restaurantes concorrente, o Bob’s, que conta com lojas em todo o território nacional.

A empresa realizará toda a distribuição e operação logística da rede Bob’s no Brasil, que tem mais de 750 pontos de venda distribuídos em todos os Estados brasileiros, prestando serviços de compra, armazenagem e distribuição dos produtos secos, resfriados e congelados da rede.

“Nosso foco é oferecer sempre o melhor produto ao cliente. Optamos por uma empresa com o know-how da Martin-Brower por entendermos que o processo de distribuição e armazenamento é um fator muito importante na manutenção da qualidade dos nossos produtos”, afirma Antonio Detsi, diretor Administrativo e Financeiro BFFC-Bob’s.

Para a Martin-Brower, essa conquista faz parte do plano de expansão da  empresa com foco no atendimento de redes de alimentação rápida, que tenham planos de expansão e compromisso a longo prazo. “Hoje este segmento representa uma importante parcela do mercado de food service e pretendemos expandir ainda mais nossa presença neste segmento”, antecipa Tupa Gomes, diretor geral América Latina da Martin-Brower.

Para dar conta do serviço, a Martin-Brower utilizará seus cinco Centros de Distribuição e dois Centros de Apoio, localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba (PR), Juiz de Fora (MG) e Recife (PE). Todos os Centros de Distribuição da Martin-Brower são compostos de áreas secas com temperaturas controladas e antecâmeras refrigeradas. “Pretendemos crescer dois dígitos anualmente até 2015. Para tanto, está previsto a construção de novos Centros de Distribuição, aumento da frota de caminhões e do quadro de funcionários”, afirma Gomes.

A frota nacional da Martin-Brower conta com 270 veículos e tecnologia de três temperaturas para o transporte a distribuição de diversos tipos de produtos. Segundo a operadora, a conquista do novo cliente Bob´s demandou uma verdadeira “operação de guerra”, com mais de 30 profissionais dedicados exclusivamente para atender à nova operação. Além dessa iniciativa, a operadora logística fornece mais de 500 itens exclusivos ao Bob´s, que vão de alimentos até materiais descartáveis. “O nosso diferencial é atender com excelência o cliente em todos os níveis, ao longo da parceria avaliamos frequentemente a necessidade de adicionar itens e/ou serviços ao pacote, e isso certamente acontecerá com o Bob´s”, acredita Gomes.

Fonte: www.transportabrasil.com.br

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Notícia:Gargalos de logística são desafio de financiamento

São Paulo - Falta de coordenação entre órgãos do governo, fontes de financiamento e empresas, somada às deficiências do marco regulatório nacional para obras de logística, são os principais obstáculos enfrentados pelo setor no Brasil. "A atividade de transporte depende muito de edificações modernas, rodovias e malha aérea melhorados", pondera Flávio Augusto Abrunhoza Filho, diretor-geral e sócio proprietário da Autlog. "Sem isso, o setor terá, como já tem, gargalos operacionais. A situação atual dos aeroportos é um retrato do que acontece em todos os demais modais. Como em outras atividades no Brasil, a carga de tributos é muito pesada."

Apenas o Plano Nacional de Logística e Transportes, o PNLT, estipula que mais de R$ 300 bilhões serão necessários até 2025 para que os gargalos da infraestrutura sejam sanados. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social disponibilizou R$ 42 bilhões até 2013 para tanto. Não se sabe ainda de onde virá o resto - se de outros órgãos do governo, se de empréstimos ou da iniciativa privada.

Fonte: DCI/Alex Ricciardi

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Adesivos Antenados!!!!

Olá pessoal,

Infelizmente venho informar que estão temporáriamente suspensas as remessas dos adesivos do Blog aos nossos leitores. Não esperavamos uma demanda tão grande, superando a oferta de 100 adesivos em menos de um mês. 
Obrigado a todos os que nos escreveram até o momento, 11 de maio de 2011. Vossos adesivos já estão seguindo aos endereços informados.

Estamos nos preparando para disponibilizar aos nossos leitores aproximadamente 200 adesivos até julho/2011. Fique Antenado e não perca esta nova etapa.

Grande abraço em todos.

Robert M.

Ferrovias registram resultados positivos em 2010

Balanço divulgado pela ANTF confirma crescimento nos investimentos, na movimentação de cargas e de empregos nas ferrovias 

O Diretor-Executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, divulgou ontem o balanço com o desempenho de 2010 das concessionárias de ferrovias, na sede Associação, localizada em Brasília. Vilaça falou os veículos: O Globo, Folha de São Paulo, Correio Braziliense, Valor Econômico, Agência Leia, Brasil Econômico, CNT sobre a movimentação de cargas, investimentos das concessionárias, geração de empregos, aumento do material rodante, gargalos e desafios do setor.

Vilaça destacou que o transporte ferroviário de cargas no Brasil segue no rumo do crescimento. Desde a concessão das ferrovias para a iniciativa privada, em 1997, até o final de 2010, a movimentação de cargas aumentou 86%. Saltou de 253,3 milhões de toneladas para 471,1 milhões de toneladas por ano. Este crescimento foi alavancado principalmente pelo transporte de produtos siderúrgicos e de commodities agrícolas como soja, milho e arroz. Com o aquecimento da economia, os petroquímicos e materiais da construção civil também tiveram incremento.

As ferrovias hoje transportam 25% de todas as cargas movimentadas no território nacional. Essa participação, que era de 17% antes da concessão das ferrovias para a iniciativa privada, comprova a importância do transporte sobre trilhos em relação aos outros modais, embora o rodoviário ainda seja predominante.

Investimentos privados
De 1997 até 2010, revela Vilaça, os investimentos realizados pelas empresas concessionárias responsáveis pelas ferrovias de carga no Brasil somaram mais de R$ 24 bilhões. Em 2010, o valor previsto de aplicação pelas concessionárias foi de cerca de R$ 3 bilhões, quase 20% a mais do que em 2009, quando o total investido foi de R$ 2,1 bilhões. Os recursos foram utilizados na recuperação da malha, adoção de novas tecnologias, redução nos níveis de acidentes, capacitação profissional, aquisição e reforma de locomotivas e vagões.

Mais empregos, mais eficiência e menos poluição
O número de empregos, tanto diretos quanto indiretos, também aumentou desde que a iniciativa privada assumiu as ferrovias brasileiras. O crescimento foi de 131,6% de 1997 a 2010. Isso sem contar a vagas geradas pela indústria ferroviária nacional. As ferrovias são mais eficientes e econômicas, além de ecologicamente corretas para transportar grandes volumes de cargas em longas distâncias: um trem de carga com 100 vagões graneleiros (de 100 t cada) corresponde aproximadamente a 357 caminhões graneleiros (de 28 t de carga por unidade).
 
Como a preservação do meio ambiente é uma preocupação constante das concessionárias de ferrovias, por isso as empresas investem pesado em pesquisas e no uso de novas tecnologias para anualmente reduzir o consumo de combustíveis. E o resultado é visível. Para se ter uma ideia, em 1999 foram necessários 5,3 litro de diesel para efetuar o transporte de mil TKUs (tonelada por quilômetro útil). Hoje, são utilizados 4,25 litros de diesel por mil TKUs, o que equivale a uma economia de um litro para cada 1.000 TKUs.

A malha ferroviária
A malha ferroviária em operação no Brasil para o transporte de cargas totaliza 28.476 km, divididos em 12 concessões, que estão sob a responsabilidade de 10 concessionárias, sendo que 9 são empresas privadas e fazem parte da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). O objetivo da associação é promover o desenvolvimento e o aprimoramento do transporte ferroviário no País.

As concessionárias associadas são:

ALL - América Latina Logística Malha Norte S.A. (antes denominada Ferronorte)

ALL - América Latina Logística Malha Oeste S.A. (antes intitulada Novoeste)

ALL - América Latina Logística Malha Paulista S.A. (antes denominada Ferroban)

ALL - América Latina Logística Malha Sul S.A.
 
Ferrovia Centro-Atlântica S.A. - FCA


Ferrovia Tereza Cristina S.A.- FTC


MRS Logística S.A.


Transnordestina Logística S.A. (antes denominada CFN)


Vale S.A. 


 
Fonte: www.all-logistica.com

terça-feira, 10 de maio de 2011

Noticia:Lobão garante que a partir de hoje consumidor deve pagar menos por combustíveis

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garantiu que a partir de hoje (9) o preço dos combustíveis nos postos de gasolina vai cair. A gasolina e o álcool apresentaram aumentos substanciais nas últimas semanas por causa das instabilidades no mercado internacional e também pela redução da oferta de álcool anidro na entressafra da cana-de-açúcar.
“A partir de hoje poderemos perceber nitidamente a redução do preço do etanol na bomba”, disse ao participar de uma sessão solene no plenário Câmara, na manhã de hoje.
“O governo tomou as medidas necessárias, mas precisamos entender que esse é um mercado livre. Precisamos agora elevar drasticamente a produção para que, com o excesso de oferta, se possa ter a redução dos preços”, acrescentou lembrando que há nove anos o combustível sai das refinarias com o mesmo preço e que o aumento ocorre nas distribuidoras e nos postos de gasolina.
Lobão reforçou que a Agência Nacional de Petróleo (ANP) passará a ter a responsabilidade de cuidar, também, do etanol. E admitiu que em alguns estados há cartel nos postos de gasolina. “Nitidamente está havendo cartel. Pedi que a ANP fosse ao Cade [Conselho Administrativo de Defesa Econômica] para que esse descalabro fosse resolvido”, afirmou.
O ministro disse que, a partir de agora, as punições para os donos de postos que formam cartéis na cobrança dos combustíveis serão rigorosas. Pode haver cobrança de multa e até o fechamento do posto.



Fonte: Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br

Noticia:Logística Reversa é ponto forte da Política de Resíduos Sólidos para melhorar a reciclagem no país

Brasília – A logística reversa é o principal instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos para garantir maior eficácia no descarte e na reciclagem do lixo. As normas para coleta, separação, reaproveitamento e a destinação adequada de alguns produtos - como eletroeletrônicos, remédios, lâmpadas fluorescentes, embalagens em geral e recipientes e sobras de óleo lubrificantes – estão sendo discutidas por cinco grupos de trabalho criados esta semana pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).
O processo da logística reversa responsabiliza as empresas e estabelece uma integração de municípios na gestão do lixo. “Esse é um processo no qual os produtores de um eletroeletrônico, por exemplo, têm que prever toda a reciclagem daquele produto, como será feito o retorno e a destinação ambiental adequada, especialmente de alguns itens que retornem para o ciclo produtivo”, explica a coordenadora de Consumo Sustentável do MMA, Fernanda Daltro.
De acordo com o ministério, estão convidados a participar dos grupos todos os que estejam envolvidos na cadeia de responsabilidade compartilhada, como importadores, fabricantes, distribuidores, comerciantes, o Movimento Nacional de Catadores de Material Reciclável e representantes de estados e municípios. A expectativa é que as regras para o descarte dos produtos estejam em vigor já no segundo semestre de 2012.
Segundo o Comitê de Logística Reversa do Brasil, indústrias como as que trabalham com vidro e com latas de alumínio já utilizam materiais reciclados. A indústria de eletroeletrônicos disponibiliza desde o ano passado um serviço on line de informações sobre os programas de logística reversa e com orientações para o descarte correto de televisores, computadores, celulares e de outros resíduos eletroeletrônicos.
Um caso bem sucedido de logística reversa, de acordo com o próprio MMA, é o das embalagens vazias de agrotóxicos. Segundo o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), mais de 8 mil toneladas de embalagens de defensivos agrícolas foram entregues para o descarte ambientalmente correto nos três primeiros meses deste ano, resultado 17% melhor que o resgistrado no mesmo período do ano passado.


Fonte: Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br

segunda-feira, 9 de maio de 2011

CURSO: CEP - Controle Estatístico do Processo - 2ª Edição - dias 27 a 28 de maio de 2011

Consultoria em Estatística e Qualidade
 CURSO: CEP - CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO - (2ª Edição)

OBJETIVO:                               
Fornecer aos participantes conhecimentos das mais modernas técnicas para implantar sistema de Controle Estatístico do Processo ou melhorar sistemas já existentes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Coleta e Distribuição de dados;
  • Histograma;
  • Medidas de Posição e Dispersão;
  • Distribuição de Freqüências
  • Distribuição Normal
  • Causas de variação: comuns e especiais
  • Ações sobre o sistema
  • O ciclo de melhoria e controle
  • Uso efetivo e benefícios dos gráficos de controle
  • Sistema de controle do processo
  • Fase preparatória para implantação do CEP
  • Gráficos de controle por variáveis:
    • (Xbar,R)
    • (individuais Rm)
    • (Xbar,s)
  • Gráficos de controle por atributos: p, np, c, u
  • Índices de Capacidade e Performance: Cp, Cpk, Pp, Ppk
  • índices de Capacidade para dados que não seguem a distribuição normal
    • Weilbull, lognormal, exponencial
    • Curvas de Pearson, Clements
    • Métodos Não Paramétricos
  • Outros gráficos de controle
    • (I,MR) within / between
  • Aplicações no Software Action: As técnicas desenvolvidas no curso serão abordadas através de exemplos e avaliadas no Software Action
  • Software Action é um suplemento para o Microsoft Excel que funciona como uma interface gráfica para diversas análises implementadas no R.
  • O R é uma linguagem e um ambiente computacional para análise estatística similar ao pacote comercial S-Plus. Entretanto, é um projeto baseado no conceito de software livre (GNU GPL) e pode ser usado sem custos de licença. É baseado na linguagem S, desenvolvida nos Laboratórios Bell (atual Lucent Technologies) por John Chambers e outros.


RESPONSABILIDADE TÉCNICA:

Sidnei Ragazzi

QUEM DEVE PARTICIPAR:

Gerentes, Supervisores e Encarregados da área de Produção.


PRÉ-REQUISITO DO PARTICIPANTE:

 2º Grau Completo. Todos participantes do treinamento deverão trazer Notebook com o Software Action, já instalado.

CARGA HORÁRIA: 16 horas

RECURSOS AUDIOVISUAIS: Data Show, Flip-Chart e Quadro Branco

DATA: 27 a 28 de maio de 2011   Horário: 08:30hs às 17:30hs

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 780,00 (incluso material didático, certificado, almoço, coffee break)

LOCAL: UNICAMP - FUNCAMP - Casa do Professor Visitante  CIDADE:Campinas - SP


 INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: José Rubens Campanini  E-mail: estatistica@estatcamp.com.br

Fone / Fax: 16 3376 2047 ou acesse nossa home page: www.estatcamp.com.br

 As vagas são limitadas, faça já sua reserva!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Artigo:Agência reguladora aprova licitação para o Porto de Itaqui, no Maranhão

Aprovado no final do mês de abril de 2011 pela Antaq, o edital de concorrência vai permitir o arrendamento de quatro lotes para a implantação de áreas de armazenagem, de um sistema de recepção de carga ferroviária e da área de expedição, em área total de 119,3 mil metros quadrados. O lançamento da licitação depende, porém, de aprovação do Tribunal de Contas da União (TCU).

A primeira fase do terminal deverá ser finalizada em 2013. Já a segunda etapa está prevista para o sétimo ano de funcionamento do terminal de grãos.

A expectativa é de que o terminal movimente, já a partir de 2013, cinco milhões de toneladas de grãos por ano, com destaque para a soja produzida no Centro-Oeste e em outras áreas de fronteira agrícola. Esse volume deve dobrar até 2024 e atingir 10 milhões de toneladas.

Para o diretor-executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Rodrigo Vilaça, a obra de Itaqui é uma decisão inteligente por permitir a estruturação de uma logística adequada, a partir da integração do porto com as ferrovias Norte Sul e Transnordestina. "Todo projeto ferroviário tem uma tendência natural de parar no porto. A partir do momento em que ele se estrutura para receber e despachar isso é fundamental para se ter um sistema de movimentação mais eficiente e menos oneroso", explica Vilaça.

O diretor da Antf lembra também que o Canal do Panamá estará duplicado até 2014, o que transforma os portos de Santarém (PA), Itaqui (MA), Pecém (CE) e Suape (PE) em portas de entrada na América do Sul para a carga proveniente de navios da Ásia e do Oceano Índico. Em razão da grande movimentação no canal, essa carga é desembarcada atualmente em portos no Chile, de onde é transportada por rodovia, e no leste dos Estados Unidos e do México.

Segundo Vilaça, é possível escoar hoje entre oito e 10 milhões de toneladas de produtos do complexo soja (grãos e farelo) por Itaqui. Ele lembra que a Norte-Sul vai permitir no futuro o transporte de contêineres do tipo Double stack para os portos mais ao norte.

O diretor-executivo da Federação Nacional das Empresas de Navegação Marítima, Fluvial, Lacustre e de de Tráfego Portuário (Fenavega), Marcos Soares também aposta no sucesso da obra, ao afirmar que qualquer terminal especializado dá vocação ao porto. Soares defende a integração entre os modais como fundamental para o desempenho do porto e argumenta que não adianta ter acesso aquaviário sem acesso por terra, principalmente por ferrovia.

MOVIMENTAÇÃO DE CARGA

Informações da Antaq sobre a movimentação de cargas em Itaqui no primeiro trimestre deste ano mostram que o porto maranhense bateu o recorde de janeiro a março, com 2,7 milhões de toneladas e crescimento de 9,1% em relação ao mesmo período de 2010. Os combustíveis ainda respondem pela maior parte da movimentação, com 1,5 milhão de toneladas; seguidos do ferro-gusa, com 520,7 mil toneladas no período.

O complexo de soja, no entanto, tem mantido trajetória ascendente, com 196,7 mil toneladas ou 137% de crescimento no trimestre, na comparação com o ano passado. Como resultado do crescimento da demanda do setor agrícola, os fertilizantes também cresceram 246% em volume e atingiram 143,6 mil toneladas.

FONTE:Agência CNT de Notícias/Sueli Montenegro

Artigo:Logística do agronegócio ruma para o Norte

Dois projetos que começam a se concretizar darão a uma boa parte da produção agropecuária brasileira um caminho mais curto para chegar no seu destino. "A recuperação da BR-163 até Santarém e a construção da Ferrovia Norte-Sul são os projetos logísticos de curto prazo com impacto para o agronegócio", diz a coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística Agroindustrial da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Priscilla Nunes.

A produção dos estados de Maranhão, Piauí, Tocantis, Bahia, Mato Grosso e Goiás ganharão acesso a portos mais próximos das lavouras e dos compradores internacionais.

Em tese, as novas rotas também reduzirão a saturação de portos como Santos (SP) e Paranaguá (PR). "A solução para os portos do Sul e Sudeste está nos portos do Norte e Nordeste", diz o diretor de GRÃOS e processamento de soja da Cargill, Paulo Sousa.

O ganho logístico de se escoar a produção agrícola por meio da BR-163 e da Norte-Sul, no entanto, ameaça ficar só na teoria. Os portos nos quais elas desembocam, Santarém (PA) e Itaqui (MA), não têm capacidade para movimentar os volumes de GRÃOS que já disponíveis. "Itaqui é um gargalo para a Norte-Sul, e não terá condições de nos atender quando a ferrovia chegar ao Centro- Oeste", diz Mauro Ramos, superintendente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, responsável pelas obras.

A Valec garante que em cinco anos poderá escoar 50% dos GRÃOS do país, o que equivale a cerca de 25 milhões de toneladas.

Mas, no porto do Itaqui, a capacidade atual é de 2,8 milhões de toneladas por ano. De acordo com Ramos, hoje os custos para o produtor de soja do Mato Grosso levar o produto aos portos do Sul e Sudeste chega a US$ 67 a tonelada.

Em Itaqui, seria de US$30.

Uma parte do problema está mais perto de ser resolvida. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) aprovou, na semana passada, a licitação para a concessão do Terminal de GRÃOS do Maranhão (Tegram), em Itaqui.

O projeto prevê quatro armazéns, concedidos a grupos diferentes, somando 500 mil toneladas de capacidade.

Na primeira fase, que deve entrar em operação em 2013, a capacidade de embarque será de 5 milhões de toneladas. "A licitação deve ser aberta em junho e as obras devem começar em setembro", afirma o diretor da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Daniel Vinent.

Até 2024, a capacidade do Tegram será de 10 milhões de toneladas, um investimento de R$ 339 milhões pago pela iniciativa privada.

Além do Tegram, a mineradora Vale investirá R$ 135 milhões em seu terminal de GRÃOS da Ponta da Madeira, na área de Itaqui. Esse terminal da Vale é o único pelo qual o porto exporta GRÃOS hoje, na casa de 2 milhões de toneladas por ano. Com isso, a capacidade passará para 4,3 milhões por ano.

No caso da BR-163, que levará a safra do norte do Mato Grosso até Santarém (PA), a iniciativa privada se prepara para responder com estrutura portuária à recuperação da estrada. "Creio que a rodovia estará toda trafegável no segundo semestre de 2012", diz Sousa, da Cargill.

A empresa é a única a ter um terminal de GRÃOS no porto de Santarém, com capacidade para um milhão de toneladas por ano.

"Podemos saltar para três milhões de toneladas quando conseguirmos o licenciamento ambiental", diz Sousa. Outras empresas, como Amaggi e Bunge, também têm soluções logísticas em vista para operar quando a BR-163 estiver recuperada.

Portos podem pôr a perder os ganhos da BR-163 e da ferrovia Norte-Sul, porque não têm capacidade para movimentar os volumes de GRÃOS que já estão disponíveis.

Fonte:Aprosoja

Oferta de cargas on line!!!

Convido você a acessar e conhecer o sistema de cotações de frete on-line da Carga Store www.cargastore.com.br. Um sistema de cotações de frete on-line totalmente gratuito no qual é possível fazer cotações de frete para qualquer tipo de carga, qualquer tipo de modalidade de transportes para qualquer destino no Brasil. Já são mais de 6.000 transportadoras cadastradas e mais de 11.000 embarcadores fazendo negócios diariamente.

Confira os benefícios do sistema:

• Possibilidade de efetuar cotações de frete online gratuitas e simultâneas, caso a pesquisa envolva mais de uma transportadora de cargas;
• Padronização das informações no processo de compras do transporte;
• Acompanhamento do status da cotação online;
• Velocidade no recebimento das informações da cotação, tanto via e-mail quanto via SMS;
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• Facilidade na formação de orçamentos de frete;
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• Ranking das melhores transportadoras de cargas do Brasil;
• Banco de dados com histórico de todas as cotações efetuadas.

Atenciosamente

 
Equipe Carga Store
http:// www.cargastore.com.br
Tel/fax.: 4004-0435 ramal 39058

Prêmio Visconde de Mauá

O PMI-CE tem a honra de realizar a terceira edição do Prêmio Visconde de Mauá em Gerenciamento de Projetos como uma das atividades de valor do VI Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos.
O objetivo do Prêmio em sua terceira edição é destacar o desenvolvimento científico em Gerenciamento de Projetos, valorizando os trabalhos de pós- graduação aprovados por Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o Brasil, públicas ou privadas.
Desta forma, os profissionais pós-graduados em Gerenciamento de Projetos (em suas diversas indústrias), assim como as instituições de ensino superior poderão enviar seus trabalhos no formato definido pela organização.

Normas para Apresentação de Artigos

Somente inscritos no VI Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos poderão concorrer à premiação.
Todo o artigo deverá ter como autor e tema um trabalho aprovado em curso de pós-graduação realizado por instituição de ensino superior (IES) brasileira, devidamente comprovado com o envio de declaração da IES acompanhando o mesmo.
A língua obrigatória será o Português.
Deverá ser utilizado editor de texto MS-WORD (ou compatível), folha tamanho A4, margens de 2 cm, fonte Arial tamanho 12, espaçamento simples
Material todo em Preto & Branco, inclusive figuras, tabelas, gráficos.
Não devem ser utilizadas fotografias
O título do artigo não deve exceder 110 caracteres incluindo espaços (no caso do trabalho original aprovado pela IES possuir título superior, é permitida a adaptação/redução do mesmo mantendo o tema original)
Em citações no texto, os autores citados devem estar na seguinte forma: (, .)
As figuras e tabelas devem ser numeradas e apresentar legenda concisa e clara. A fonte dos dados deve ser mencionada
Referências bibliográficas: tidas as fontes citadas no artigo devem ser incluídas e devem aparecer em forma de lista em ordem alfabética no final do artigo e no formato genérico: . . . . . .
A entrada do nome do autor é feita pelo último sobrenome em letras maiúsculas, seguido de vírgula e do(s) prenome(s) e sobrenome(s).

Premiação

Visconde de Mauá
Os 5 melhores artigos, escolhidos pelo comitê avaliador formado por uma equipe com representantes nacionais, serão publicados na Revista Brasileira de Gerenciamento de Projetos.
Para esses artigos, será realizada uma revisão gramatical e ortográfica. O Conselho Editorial reserva-se o direito de realizar correções que permitam a adequação a padronizações gramaticais, sem alterar o estilo e conteúdo originais.
Os autores serão informados das alterações efetuadas antes da publicação. Artigos não publicados serão devolvidos aos autores com sugestões de melhorias.
Além da publicação, os escolhidos receberão o troféu Prêmio Visconde de Mauá para o autor, orientador e para a IES, representada pelo coordenador do curso de pós-graduação.

Data Limite para Envio dos Artigos

12 de agosto de 2011 através do e-mail
premioviscondedemaua@pmice.org.br


Post enviado por:Eliseu Castelo Branco Jr.,PMP

Conferência S&OP

Confirme sua presença na Conferência de Sales and Operations Planning, dias 10 e 11 de Maio em São Paulo!

Atinja a Gestão Integrada do Negócio e Assegure à sua Empresa Respostas Rápidas e Eficientes Perante as Mudanças Impostas pelo Mercado através do processo de Sales & Operations Planning

Participe desse encontro para trocar experiências com empresas que utilizam essa metodologia para reduzir custos e alavancar receita

Assista a apresentações de altos executivos desse mercado:

3M DO BRASIL LTDA - Francisco Miguel Barbeiro
ABBOTT LABORATÓRIOS DO BRASIL - Marc Leal
CATERPILLAR - Pedro Basso
DUPONT BRASIL - Robert Suquet
EMPRESA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS - Osório Carvalho Dias
ETH BIOENERGIA - Marcello Cuoco
FERRERO – Vinicius Lota
LG ELECTRONICS - Adriana Baffa
MEIAS SIMBA - José Augusto Cardoso Neto
MEXICHEM BRASIL - Wilma Maria Roberto
NIKE DO BRASIL - Marcelo Botto Trevisan
NYCOMED PHARMA LTDA - Luiz Barberini
NYCOMED PHARMA LTDA - Valter Tornieri
OLIVER WIGTH - Wilson Stefano Jr.
PHILIPS - Marcelo Valadares
Rodrigo da C. e Silva, CPIM
SANTHER - Cássio Azevedo
UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO - Cesar Mangabeira

Conheça o que profissionais dizem sobre o processo de Sales & Operations Planning:

“Todos conhecemos os conceitos ou já ouvimos falar dos processos de planejamento de operações e vendas. É a base da discussão de como alinhamos nossa capacidade de ofertar corretamente produtos e serviços à demanda do mercado. Um processo corretamente desenhado e implementado oferece ao Negócio a certeza de otimização de recursos e a garantia do melhor Nível de Serviço ao cliente. E, com o planejamento adequado, grandes flexibilizações de produção são possíveis, mantendo níveis de estoque otimizados e uso adequado das capacidades de operação. Na Nycomed, com este processo adequadamente conduzido, temos conseguido manter inventários outstanding, sem frozen periods na produção e com atendimento excelente ao Mercado”.

Luiz Barberini, Gerente de Logística
NYCOMED PHARMA


“S&OP – Sales and Operations Planning / IBP – Integrated Business Planning: - Mercado e competição global é parte integrante das organizações e vêm evoluindo a uma velocidade cada vez mais crescente. É comum uma organização desenvolver um produto em um país, manufaturá-lo em outro, e vendê-lo a um terceiro. Adicionalmente, um novo produto vem sendo introduzido em diversos mercados quase que simultaneamente. Fornecedores com expertises e tecnologias contribuindo para suportar as manufaturas em diversos países, nascendo assim as cadeias globais de valores com o objetivo de atender as necessidades dos clientes / consumidores e responder as demandas de lucratividade dos investidores. O que não é muito comum nesses mercados globais é encontrar organizações com processo de gestão integrada dessas cadeias globais de valores de forma madura por meio do processo de S&OP/IBP. Esse evento irá contribuir para que você possa de forma prática identificar o quanto ele é relevante e a maturidade atingida por esse processo em sua organização”.

W Stefano Jr, Senior Principal
OLIVER WIGHT



Acesse a agenda completa e confira os palestrantes confirmados:
http://www.informagroup.com.br/pt/event/show/id/1422/evento/DC0601511

Local e data
De 10 de maio de 2011 a 11 de maio de 2011
Pestana São Paulo Hotel
Rua Tutoia, 77 - Vila Mariana - São Paulo